Em discurso após a ofensiva de policiais e paramilitares contra redutos oposicionistas, o líder da Nicarágua, Daniel Ortega, classificou os bispos da Igreja Católica como golpistas e disse que a oposição do país precisa ser exorcizada.
Desde o início de abril, houve ao menos 360 mortes relacionadas aos protestos pela renúncia de Daniel Ortega, segundo a Associação Nicaraguense Pró-Direitos Humanos (ANPDH).
Parte das mortes ocorreu nos últimos dias, durante ataques do regime a bastiões anti-Ortega em Masaya e na Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua (Unan).
#Nicarágua: Forças do regime Ortega recuperaram controle do bairro rebelde de #Monimbó, na cidade de #Masaya https://t.co/HrMfOpypkY pic.twitter.com/UQdfOvQ15S
— RENOVA (@RenovaMidia) July 19, 2018
“É preciso haver consenso. E, para ter consenso, é preciso acordo entre as duas partes. Mas eles simplesmente apareceram com um ultimato”, acusou Ortega. “A mim me assombrou que os senhores bispos tivessem essa atitude de golpistas.”
Ortega acusou a igreja de encampar as exigências dos movimentos opositores, principalmente a convocação de uma nova eleição presidencial —o mandato atual termina em 2022, mas o líder sandinista pode se reeleger indefinidamente.
Ortega afirmou:
“Estamos obrigados a pedir aos bispos que se retifiquem e não alimentem essas seitas satânicas, golpistas, assassinas.”
Esse filho da p*ta do Ortega ainda tem o disparate de chamar os outros de ‘assassinos’. Comunista no poder é isso ai: morte, destruição e mentiras pra tudo quanto é lado.
Primeiro Cuba, depois Venezuela, agora Nicarágua e quem será o próximo?
Cadê os Estados Unidos para fazerem a faxina? Vão deixar o continente inteiro virar um Cubão?
Por favor presidente Trump, menos conversa e mais ação! O mundo só conta com os Estados Unidos e mais ninguém.
direita no poder é isso roubo, morte, destruição!
Comentário direcionado ao oscar:
Quer dizer que o Presidente Ortega é de direita?