fbpx

Os 20 anos dos atentados de 11 de setembro

Michael Foran


 

Há 20 anos o grupo terrorista Al-Qaeda, liderado por Osama Bin Laden, sequestrou dois aviões comerciais e lançou-os contra as Torres Gêmeas, o World Trade Center, em Nova York, matando quase três mil pessoas e aterrorizando todo o povo americano.

Outros dois aviões foram sequestrados no mesmo dia, um deles caiu sobre o Pentágono – Sede do Departamento de Defesa dos EUA – e o outro caiu em uma área rural da Pensilvânia, mas acredita-se que seu destino era a Casa Branca.

Em outubro do mesmo ano, os Estados Unidos invadiram o Afeganistão e iniciaram a caça a Osama Bin Laden e seus companheiros assassinos.

Os Estados Unidos ainda tiveram uma luta interna ao se depararem com a mídia jogando sobre a América a culpa do atentado, justificando o ataque e defendendo o ponto de vista dos terroristas.

O terrorismo, modo de impor a vontade pelo uso do terror e emprego da violência para fins políticos, é o contrário do ideal americano de liberdade e busca, na verdade, o extermínio de todos os valores da civilização Ocidental.

Depois de 20 anos de guerra contra o Talibã, o presidente Joe Biden retirou, às pressas, as bases americanas do Afeganistão, deixando para trás não só civis americanos e parceiros do governo, como quase 85 bilhões de dólares de investimento em tecnologia militar.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: