fbpx

Pandemia terá efeitos no mercado de trabalho por 9 anos



 

Mesmo com as medidas do governo federal que vem garantindo uma evidente recuperação da economia brasileira, a pandemia ainda deixará efeitos no mercado de trabalho durante nove anos. A informação foi divulgada nessa terça-feira (20) no relatório do Banco Mundial “Emprego em crise: Trajetórias para melhores empregos na América Latina pós-Covid-19”.

O documento aponta que as “grandes sequelas” inclinam-se a perdurar na América Latina ainda por alguns anos, com redução “longa e expressiva” dos índices de emprego formal.

“Os efeitos sobre o emprego e os salários do trabalhador médio ainda perduram nove anos após o início da crise”, destaca.

“As cicatrizes da covid se manifestam por meio de taxas mais altas de desemprego e de informalidade nos próximos anos do que por meio de salários mais baixos”, diz o texto.

O documento aponta ainda que, enquanto “no Brasil e no Equador, os trabalhadores com ensino superior não sofram os impactos de uma crise em termos salariais e sofram apenas impactos de curta duração em matéria de emprego”, em outros grupos os reflexos econômicos serão sentidos por mais tempo.

O analista político Carlos Dias, durante o Boletim da Manhã de quarta-feira (21), destacou a importância que o home office teve para o mercado de trabalho durante a pandemia.

“Essa forma não presencial gera uma economia de custo significativa, não só para estrutura privada como também para a pública”, apontou o analista.

Carlos Dias também analisou a atual realidade brasileira, ressaltando a necessidade de entrar logo em vigor as reformas administrativa e tributária.

“As reformas vão repactuar a estrutura política e administrativa do país”, declarou Dias.

Assista aos comentários da notícia

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: