fbpx

Para enfraquecer conservadores, Biden inicia reforma do ‘STF dos EUA’



O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou na última sexta-feira (9) que irá criar uma comissão no Congresso Nacional visando a estudar possíveis reformas para a Suprema Corte americana.

Atualmente, a entidade é composta por seis juízes conservadores e três de esquerda. Biden deseja ampliar o número de juízes ou estabelecer limites de mandato, que atualmente são vitalícios, pretendendo, dessa forma, enfraquecer os conservadores.

Segundo um comunicado da Casa Branca, a ordem de Biden irá formar “a Comissão Presidencial na Suprema Corte dos Estados Unidos, composta por um grupo bipartidário de especialistas sobre o Tribunal e o debate sobre a reforma do Tribunal”.

O grupo será composto por ex-juízes federais e advogados que argumentaram perante a Suprema Corte, bem como “defensores da reforma das instituições democráticas e da administração da justiça”, disse a Casa Branca. “Os conhecimentos especializados representados na Comissão incluem direito constitucional, história e ciência política.”

O grupo criado por Biden será liderado por Bob Bauer, que atuou como advogado da Casa Branca para o ex-presidente Barack Obama, e a professora da Escola de Direito de Yale Cristina Rodriguez, que atuou como procuradora-geral adjunta no Gabinete de Assessoria Jurídica do governo Obama. Com duração de seis meses, o grupo também será responsável por analisar a possibilidade de mudar as regras de indicação dos ministros.

Ao se posicionar sobre a ação de Biden, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou que, como o tribunal superior não ouviu casos relacionados a possíveis fraudes nas eleições presidenciais de 2020, os juízes da Suprema Corte “receberão o que merecem” se ela for ampliada.

“Nossa Suprema Corte politicamente correta terá o que merece – um grupo eleito inconstitucionalmente de democratas de esquerda radical que está destruindo nosso país”, finalizou Donald Trump.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: