fbpx

Participação da Huawei em reunião de partido levanta preocupações na política Alemã



A União Democrata Cristã, governante da Alemanha, ficou sob fogo depois que a gigante chinesa da tecnologia Huawei estava entre os patrocinadores de uma recente reunião interna do partido, levantando preocupações sobre a influência de Pequim na política alemã.

A empresa com sede em Shenzhen apareceu em uma lista de patrocinadores reconhecida pela CDU durante a reunião virtual realizada pela filial de Baden-Wurttemberg do partido no último sábado.

A Huawei foi submetida a sanções pelo governo dos Estados Unidos e proibida de adquirir tecnologias americanas avançadas para suas ligações com os militares da China.

Ao aceitar o patrocínio da Huawei, o partido da chanceler alemã Angela Merkel desistiu de alguns dos valores fundamentais do país, como a democracia, disse o comentarista taiwanês que está na Alemanha, Cheng Shih-kuang.

Cheng criticou o governo de Merkel por não ter assumido uma posição clara sobre o banimento da Huawei na Alemanha. Como cidadão alemão, Cheng disse que não votaria em nenhum partido político que colaborasse com regimes autocráticos.

O estado de Baden-Wurttemberg, no sudoeste, abriga as sedes das montadoras de carros de luxo Benz e Porsche, e tradicionalmente tem grande peso nos mercados da China, disse o especialista em direito alemão Qian Yuejun.

O patrocínio da Huawei foi mais um incidente do Estado em busca de seus próprios ganhos econômicos em detrimento dos valores democráticos, disse Qian.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Esposa, jornalista, tupãense e católica. 23 anos.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: