fbpx

Partidos pró-independência conquistam maioria nas eleições da Catalunha, na Espanha



As eleições realizadas na Catalunha, na Espanha, nesse último domingo (14), mostrou que o movimento de independência da região vem ganhando a cada dia mais força. Atualmente, a Espanha é governada por um governo socialista, liderado pelo primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez.

Os três partidos pró-independência, somados, elegeram 74 parlamentares, de um total de 135, e poderão formar um governo se conseguirem formar uma coalizão. Antes, eles tinham 70 legisladores, um pouco menos da metade dos votos suficientes para comandar a Casa. Os socialistas ficaram com 33 das 135 cadeiras no Parlamento.

“Uma nova era começa no país com os separatistas passando dos 50% dos votos pela primeira vez. Nós temos uma força imensa para conseguir o referendo e uma república da Catalunha”, disse o chefe regional Pere Aragones, que liderou a lista de candidatos do seu partido. Ele pediu ao primeiro ministro Pedro Sánchez que aceitasse o diálogo para chegar a um acordo sobre o referendo.

Entretanto, é prematuro especular sobre futuras alianças governamentais, mas essa possibilidade da união dos três partidos seria claramente soberana, o que poderia fazer ir contra o atual governo socialista da Espanha.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: