fbpx

Paulinho da Força vira réu na Justiça Eleitoral por lavagem de dinheiro



O deputado Federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), foi denunciado na Justiça Eleitoral pelo Ministério Público por corrupção, lavagem de dinheiro e caixa 2.

Com a decisão do juiz Marco Antônio Martin Vargas, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, o parlamentar se tornou réu e terá que responder às acusações de que teria recebido pagamentos não contabilizados durante suas campanhas para a Câmara dos Deputados (2010) e para a prefeitura de São Paulo (2012).

A denúncia é baseada em inquérito da Polícia Federal que resultou na operação Darkside, parceria da Lava Jato com a Justiça Eleitoral. Em 14 de julho, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão contra Paulinho da Força em seu gabinete, em Brasília, e na sede da Força Sindical, em São Paulo.

Segundo o MP, o deputado recebeu R$ 200 mil para a campanha eleitoral ao cargo de deputado. Na disputa para a vaga de prefeito, teria recebido R$ 1,5 milhão.

De acordo com a denúncia, os recursos foram pagos a título de propina pela holding J&F, que pertence à família dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Esses pagamentos teriam sido feitos por meio da simulação de prestação de serviços de advocacia e em espécie, com doleiros contratados pelo grupo para atuar no esquema. O genro de Paulinho da Força, o advogado Cristiano Vilela, seria sócio do escritório. Ele também é alvo da acusação.

Em nota enviada ao portal G1, o partido Solidariedade disse que Paulinho da Força “apresentará, no momento oportuno, os elementos necessários a demonstrar sua inocência quanto aos fatos apurados”.

A sigla também afirma que a delação é “sabidamente fraudulenta” e que a atuação da Lava Jato apresenta “viés político partidário”.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...