fbpx

Paulo Figueiredo explica estratégia da velha imprensa para difamar pessoas e manipular a opinião pública



O analista político Paulo Figueiredo Filho, durante o Radar da Mídia dessa segunda-feira (7), analisou a ainda atual estratégia de difamação da velha mídia.

Segundo Figueiredo Filho, o sistema acusatório da mídia vem manipulando a opinião pública.

“Os jornalistas utilizam-se dessas fontes e dessa aparência de oficialidade, desse sistema acusatório judiciário, que está completamente podre. Mas os jornalistas se utilizam dessa oficialidade, que é o inquérito, uma ação etc., e isso tudo tem um caráter muito oficial”, apontou o analista político.

Isso dá liberdade para o jornalista fazer as acusações que ele quer, mas que, na verdade, não é ele que está fazendo, ele está repetindo as palavras”, disse. 

“Por exemplo, se eu quero difamar o Italo Lorenzon falando que ele recebe dinheiro de fonte pública, não posso falar isso porque serei processado, já que não tenho como provar, então, eu falo o seguinte: ‘O Italo, que, segundo o inquérito número X, receberia dinheiro de funcionários públicos’. Com isso, é possível fazer a mesma acusação, só que ainda pesa, porque não é mais a sua palavra, é a palavra de um órgão oficial”, pontuou. 

Figueiredo Filho também lembrou de um vídeo da atual Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, no qual explica o que seria “embrulhar a difamação”.

“Membros da Polícia Federal e do Ministério Público utilizam as informações que eles mesmos vazaram para a imprensa para dar um grau de oficialidade. A imprensa publica essas informações vazadas, eles utilizam as informações vazadas dentro dos próprios processos”, apontou o analista.

“Depois disso, o jornalista fala: ‘Estão vendo como era verdade’. Com isso, está embrulhando a estratégia de difamação. Isso é de uma canalhice muito grande, a Nancy Pelosi explica como os democratas fazem isso aqui nos EUA”, afirmou. 

“Essa estratégia é como se fosse uma ‘tabelinha’ que circula porque, no final, a notícia falsa é comprovada por ela mesma, um movimento circular completo porque ela que dá suporte para todas as outras peças”, concluiu Paulo Figueiredo Filho.

ASSISTA AOS COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: