fbpx

PCC burla segurança e produz cachaça em presídio conhecido como ‘supermax brasileira’



Membros da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que se encontram presos na Penitenciária 2, de Presidente Venceslau (SP), conseguem driblar a vigilância e produzir cachaça. Agentes penitenciários, apoiados pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR), fizeram a descoberta e apreensão no último dia 11 de maio, por volta das 9h30.

Mesmo a penitenciária sendo considerada pela Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP) como uma unidade de segurança máxima, os presos conseguiram fabricar de forma clandestina a bebida alcoólica, que também é conhecida no sistema carcerário como “Maria Louca”.

Conhecida pelos agentes penitenciários como a “Supermax brasileira”, o presídio abriga, desde maio de 2006, traficantes do alto escalão do PCC. Antes de serem transferidos para penitenciárias federais, os principais chefes da facção criminosa chegaram a cumprir pena na unidade até fevereiro de 2019.

“Então quer dizer que o PCC burlou a segurança? Que surpresa!”, ironizou o analista político Italo Lorenzon, durante o Boletim da Noite desta terça-feira (18).

“Essa ‘Maria Louca’ já é produzida há muito tempo e, sinceramente, não importa se eles estavam produzindo cachaça, mas o fato é que eles burlaram a segurança. Se conseguem burlar para isso, então também conseguem burlar para outras coisas. E daí você consegue perceber a quantidade de ações criminosas que são coordenadas de dentro das cadeias”, concluiu o analista político.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: