fbpx

PCCh aplica multa bilionária no Alibaba por monopólio



Reguladores do Partido Comunista Chinês (PCCh) aplicaram multa de 18,3 bilhões de yuans (US $ 2,8 bilhões) no Alibaba Group, maior empresa de comércio eletrônico do mundo, por “práticas anticompetitivas”. A informação é do último sábado (10) , divulgada pela imprensa chinesa.

A medida ocorre no momento em que o Partido Comunista reforça o controle sobre as indústrias de tecnologia que estão em rápido crescimento. Os líderes do partido estão preocupados com o domínio das maiores empresas de internet da China, que estão se expandindo para finanças, serviços de saúde e outras áreas.

O partido afirma que a fiscalização antimonopólio, especialmente em tecnologia, é uma prioridade neste ano. Segundo a Epoch Times, o Alibaba foi multado por “abusar de sua posição dominante” para limitar a concorrência de varejistas que usam suas plataformas e impedir a “livre circulação” de mercadorias.

A empresa informou que a multa equivale a 4% de suas vendas totais em 2019, de 455,712 bilhões de yuans (US $ 69,5 bilhões). Ma, um dos empresários mais ricos e proeminentes da China, desapareceu temporariamente da vista do público depois de criticar os reguladores em um discurso em novembro.

Reguladores disseram em dezembro que estavam investigando possíveis táticas anticompetitivas do Alibaba, incluindo uma política apelidada de “escolha um de dois”, que exige que os parceiros de negócios evitem negociar com seus concorrentes.

Também em dezembro, os reguladores anunciaram que executivos da Alibaba, seu principal concorrente, a JD.com, e quatro outras empresas de internet foram convocadas para uma reunião e advertidas para não usar seu domínio de mercado para impedir a entrada de novos concorrentes.

Leia também

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: