fbpx

PCCh diz a Biden para reverter a ‘prática perigosa’ de Trump de apoiar Taiwan



O ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, do Partido Comunista da China (PCCh), advertiu no último domingo (7) o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. No comunicado, o PCCh exige que Biden desfaça a “prática perigosa” do ex-presidente Donald Trump de apoiar Taiwan, uma ilha democrática que Pequim reivindica como seu território.

Wang Yi também pediu aos Estados Unidos que removessem restrições “irracionais” à cooperação com o PCCh o mais rápido possível.

Oficiais do PCCh disseram ao governo americano para reverter as políticas duras de Trump com a China, focar na cooperação em questões como mudança climática e não “interferir” no que o regime chama de questões de “linha vermelha”, considerando “assuntos internos” da China.

Segundo o regime comunista, enquadram-se nessa “linha vermelha” discussões relacionadas aos direitos humanos contra os muçulmanos uigures em Xinjiang, a repressão em Hong Kong e a agressão militar contra Taiwan.

Wang chamou a reivindicação do PCCh a Taiwan de uma “linha vermelha intransponível”, uma questão sobre a qual o regime “não tem espaço para concessões”. O regime prometeu trazer Taiwan sob seu comando, que se separou do continente quando o PCCh assumiu o poder em 1949, pela força se necessário.

Ele insistiu que o governo Biden deve “mudar completamente as práticas perigosas do governo anterior de ‘cruzar a linha’ e ‘brincar com fogo’” em relação a Taiwan.

Wang também disse que as relações EUA-China precisam ser baseadas em ambos os lados, respeitando o que chamou de “princípio de não interferência nos assuntos internos um do outro”.

“Espera-se que os Estados Unidos e a China se encontrem na metade do caminho e retirem as várias restrições irracionais colocadas à cooperação sino-americana até o momento o mais rápido possível, e não criem novos obstáculos artificialmente”, finalizou Wang.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: