fbpx

Pence: Constituição ‘me impede’ de rejeitar votos eleitorais



Em carta enviada ao Congresso nesta quarta-feira (6), o vice-presidente dos Estados Unidos e presidente do Senado, Mike Pence, afirmou que não tem autoridade para determinar quais votos eleitorais devem ser contados ou não.

“Meu juramento de apoiar e defender a Constituição me impede de reivindicar autoridade unilateral para determinar quais votos eleitorais devem ser contados e quais não devem”, diz o texto.

Pence afirmou que agiria como manda a Constituição, leu  os votos do Arizona conforme a certificação, acatou a objeção de republicanos e interrompeu imediatamente a contagem para que a Casa e o Senado debatam e votem por duas horas.

O presidente Donald Trump, discursou nesta quarta-feira (6) a apoiadores que se reuniram ao lado de fora da Casa Branca, em Washington durante a “Marcha para salvar a América”.

Durante grande parte de sua fala, Trump atribuiu ao vice-presidente Mike Pence a responsabilidade de não certificar os votos eleitorais em estados onde há evidências de fraude.

“Espero que Mike Pence faça a coisa certa”, disse. “Se ele fizer a coisa certa, venceremos as eleições”.

Pence, na qualidade de vice-presidente, atua como presidente do Senado. Alguns especialistas jurídicos disseram não acreditar que Pence – ou qualquer outro vice-presidente – tenha poder de não certificar os votos do colégio eleitoral durante a Sessão Conjunta do Congresso e classificam seu papel como meramente “cerimonial”.

Leia também: Mike Pence aceita objeções aos votos do Arizona

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: