fbpx

Pence tem o poder de rejeitar delegados escolhidos de forma fraudulenta, diz Trump



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na terça-feira (05) que o vice-presidente Mike Pence ‘tem o poder’ de rejeitar eleitores – delegados – que foram escolhidos de forma fraudulenta, reiterando as declarações feitas por sua equipe jurídica nos últimos dias.

“O vice-presidente tem o poder de rejeitar eleitores escolhidos de forma fraudulenta”, disse Trump em seu perfil no Twitter.

Os republicanos têm pressionado cada vez mais o vice-presidente, que atua como presidente do Senado e supervisionará a certificação do voto do Colégio Eleitoral.

Pelo menos 12 senadores republicanos e dezenas de representantes da Câmara se comprometeram a se opor aos votos eleitorais dos estados, o que deve desencadear um debate de uma hora, antes que uma votação por maioria simples seja realizada para certificar os votos eleitorais de um estado.

“Sei que todos nós temos nossas dúvidas sobre a última eleição”, disse Pence a uma multidão de apoiadores na Geórgia na última segunda-feira (04)

“Quero garantir a vocês que compartilho das preocupações de milhões de americanos sobre irregularidades na votação. Eu prometo a vocês, que venha esta quarta-feira! Teremos nosso dia no Congresso!”, completou.

Ainda existem algumas dúvidas sobre qual o poder de Mike Pence na certificação, já que muitos especialistas legais estipularam que o vice-presidente atua principalmente em uma capacidade cerimonial, afirmou o jornal The Epoch Times.

Nas últimas semanas, desde a eleição de 3 de novembro, Trump e sua equipe denunciam fraudes eleitorais, irregularidades e mudanças inconstitucionais nos regulamentos em torno da votação pelo correio em estados importantes. No dia 14 de dezembro de 2020, quando o Colégio Eleitoral votou, as chapas de delegados apoiados pelos republicanos também votaram em Trump e Pence em uma tentativa de manter as contestações legais de Trump abertas.

A sessão conjunta do Congresso acontecerá na tarde dessa quarta-feira (06).

Com informações: The Epoch Times.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: