fbpx

Pesquisadores da UFRGS apontam que isolamento social é ineficaz contra a Covid-19



Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicada na revista científica Scientific Reports em 5 de março apontou que as medidas de isolamento social são ineficazes no combate ao vírus chinês.

Analisando dados do índice de mobilidade do Google e a relação entre o confinamento e o número de mortes por Covid-19, cientistas descobriram que não houve diferença significativa. Ou seja, em lugares onde foi implementado o lockdown e em lugares que não o fizeram, o número de mortes por Covid-19 por milhão de habitantes foi o mesmo.

A pesquisa, que coletou dados de fevereiro a agosto de 2020, abrangeu 87 diferentes localidades: 51 países, 26 Estados — mais o Distrito Federal — e seis capitais no Brasil (Manaus, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), além de três grandes cidades de outros países (Tóquio, Berlim e Nova York).

“Após o pré-processamento dos dados, 87 regiões em todo o mundo foram incluídas, produzindo 3741 comparações em pares para a análise de regressão linear. Apenas 63 (1,6%) comparações foram significativas. Com os nossos resultados, não fomos capazes de explicar se a mortalidade por Covid-19 é reduzida ficando em casa em aproximadamente 98% das comparações após as semanas epidemiológicas 9 a 34”, afirma trecho do estudo.

O estudo publicado pelos pesquisadores da UFRGS segue a mesma linha que outros estudos já divulgados. Em junho de 2020, o banco J. P. Morgan publicou uma análise mostrando que o lockdown não tem efeito no enfrentamento da Covid-19: “O patógeno tem sua própria dinâmica, não relacionada às medidas muitas vezes inconsistentes de lockdown.”

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: