fbpx

PF deflagra duas operações no Maranhão contra fraudes na pandemia

pf


A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (30/10) mais uma operação contra fraudes na pandemia. Desta vez, no Maranhão, a PF, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), duas operações simultâneas para desarticular associações criminosas voltadas a fraudar processos de aquisição de máscaras cirúrgicas descartáveis na pandemia.

Com a finalidade de desarticular associações criminosas voltadas a fraudar processos de aquisição de máscaras cirúrgicas descartáveis, objetivando desviar recursos públicos federais que seriam usados no enfrentamento do novo coronavírus, esta operação só foi possível ser feita a partir de elementos de informação colhidos na primeira fase da Operação Cobiça Fatal, deflagrada em 09/06/2020.

Conforme informou o site do Governo Federal, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Luís e Paço do Lumiar (MA).

Segundo a PF, confirmou-se a participação de diversos servidores da Secretaria Municipal de Saúde da capital maranhense na falsificação de documentos públicos para a compra de 320 mil máscaras, sendo ofertadas com valores três vezes maior do que o preço unitário, causando um prejuízo de mais de R$ 1,8 milhão às finanças do município.

Cerca de 50 policiais federais cumpriram dois mandados de prisão temporária, 17 mandados de busca e apreensão, além de 7 medidas cautelares diversas da prisão, como afastamento de função pública.

Além disso, foi determinado o sequestro de bens dos principais investigados no valor total de mais de R$ 1 milhão. As ordens judiciais foram determinadas pela 1ª Vara Federal de São Luís, a partir de representação apresentada pela da Polícia Federal.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados responderão pelos crimes de corrupção ativa, passiva, lavagem de dinheiro, fraude em processo licitatório, superfaturamento na venda de bens e associação criminosa.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...