fbpx

PF investiga Carlos Moisés na compra de respiradores de ‘casa de massagem’ no Rio



Uma operação autorizada pelo STJ a pedido do MPF, investiga e cumpre mandados de busca e apreensão contra o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL) e outros dois ex-integrantes do governo estadual por supostas fraudes em licitação na área da saúde.

As medidas cautelares cumpridas pelo MPF em conjunto com a PF nesta quarta-feira (30), tem o objetivo de localizar provas para inquérito que apura fraudes na compra de respiradores para enfrentamento da pandemia no estado.

O contrato, sem licitação, sob suspeita movimentou R$ 33 milhões. Os investigadores buscam provas da relação entre Carlos Moisés, sua equipe e empresários que venderam 200 respiradores para Santa Catarina.

As investigações revelaram indícios de participação do governador na contratação da empresa Veigamed.

Ao STJ, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo afirma que as buscas são necessárias para aprofundar as investigações e para verificar se a ordem de pagamento antecipado partiu do governador.

O estado comprou os respiradores no dia 26 de março. Cada aparelho custou R$ 165 mil, valor pelo menos 65% mais caro do que os adquiridos pela União durante a pandemia.

Sem licitação, a proposta escolhida foi da Veigamed, com sede no Rio de Janeiro (RJ). No site da empresa, os respiradores não fazem parte da lista de produtos. No entanto, de acordo com a proposta, o modelo oferecido é o medical c35.

Ao pesquisar o CNPJ da companhia, segundo dados do governo catarinense, a empresa se localiza na Rua Antônio Félix, nº 679, em uma “casa simples” no município de Nilópolis, diferente do prédio que aparece no site da Veigamed.

O jornal The Intercept Brasil ligou no telefone presente no cadastro da Receita Federal e foi informado que o local correspondia a uma “casa de massagem”.

Com informações: Gazeta do Brasil

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: