O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse nesta terça-feira (13) que a Al-Qaeda estabeleceu uma nova base no Irã e que era hora de “os Estados Unidos e todas as nações livres esmagarem o eixo Irã-Al-Qaeda . ”
Pompeo também anunciou novas sanções ao Irã, por causa de sua associação com líderes da Al-Qaeda, e uma recompensa de até US $ 7 milhões sob o Departamento de Estado por informações que levem à justiça o líder máximo da Al Qaeda, Muhammad Abbatay.
Ele exortou os membros das Nações Unidas e todos os países a sancionar o Irã, citando a Resolução 1267 do Conselho de Segurança da ONU.
“Revelei novas informações sobre como a República Islâmica do Irã deu um novo quartel-general operacional para a Al Qaeda, a rede terrorista com mais sangue americano nas mãos do que qualquer outra”, disse Pompeo.
“Para a Al Qaeda, o Irã é a nova base. Teerã oferece refúgio aos líderes seniores do grupo terrorista enquanto planejam ataques contra os Estados Unidos e nossos aliados”, acrescentou.
Ainda segundo Pompeo, desde 2015, Teerã permite que figuras da Al Qaeda no país se comuniquem livremente com outros membros da Al Qaeda e desempenhem muitas funções que anteriormente eram dirigidas do Afeganistão e do Paquistão, incluindo autorização para ataques, propaganda e arrecadação de fundos.
O assunto foi comentado no Boletim da Manhã desta quarta-feira:
Comente