fbpx
Foto: Charlie Neibergall/AP Photo

Pompeo lança comitê para candidatos conservadores americanos



O ex-secretário de Estado dos Estados Unidos Mike Pompeo divulgou na última terça-feira (15) o lançamento do Comitê de Ação Política (Political Action Committee – PAC). A criação desse comitê servirá para apoiar candidatos republicanos conservadores nas eleições de 2022.

Pompeo disse ao Politico que a finalidade da iniciativa, além de apoiar políticos com “valores conservadores sobre os quais a América foi fundada”, é também procurar se opor à agenda cultural e política do governo Biden e recuperar a maioria nas duas câmaras do Congresso.

“É inequivocamente claro para mim que se não acertarmos nos próximos 16 ou 17 meses, o que acontecerá nos próximos quatro anos tornará as coisas incrivelmente difíceis para quem quer que seja eleito presidente em 2024. Esse é o meu foco singular”, disse Pompeo.

Desde que deixou o cargo no início deste ano, o ex-secretário tem falado abertamente sobre as deficiências das políticas internas e externas do governo Biden. Pompeo também vem lutando contra a censura que os conservadores vêm sofrendo nos Estados Unidos.

“Bem, genericamente, quando ouço o governo falar sobre ‘retomar a América’, eles estão falando sobre o que o presidente Obama fez por oito anos, quando a América era fraca”, destacou Pompeo durante uma entrevista ao Fox News Sunday.

“O importante não é que gostem da América, mas que nos respeitem, e que entreguemos bons resultados para o povo americano”, apontou o ex-secretário.

Durante um programa de rádio, Mike Pompeo disse que “o que o mantém acordado à noite” não são as ameaças de terrorismo do exterior, mas a preocupação em salvaguardar a Primeira Emenda e os princípios fundamentais consagrados na Constituição e na Declaração de Direitos dos EUA.

“Nada disso me assusta tanto quanto o que está acontecendo em nossas universidades e em nossos campi hoje. Eu vejo o que está acontecendo lá e a incapacidade de falarmos o que pensamos, o fato de que querem apenas pressionar as pessoas que têm uma mentalidade conservadora e negar a elas o espaço para falar”, criticou Pompeo.

“Você pode enviar diplomatas para 180 países no mundo e nada disso fará diferença porque, se os Estados Unidos forem fracos em usa própria casa, nossa capacidade de influenciar o mundo diminuirá”, concluiu o ex-secretário de Estado.

Ao comentar a ação durante o Boletim da Noite de terça-feira (15), o jornalista Allan dos Santos ressaltou a necessidade de haver “cada vez mais atitudes como essa no Brasil, a consciência de você ter um comitê, uma reunião” entre os conservadores.

“Faço um apelo aberto tanto para o deputado Douglas Garcia quanto para o deputado Eduardo Bolsonaro, vamos aprender com os americanos, vamos nos organizar, não vamos ficar de birra, de briga, sei que algumas vezes um pisa no calo do outro. Mas nós precisamos estar organizados, juntos”, defendeu o jornalista.

Os nossos inimigos querem que nós não nos organizemos dessa maneira. Tenho muito carinho e respeito pelos dois deputados, por isso faço um apelo público, vamos aprender com o Pompeo. Nós precisamos estar muito unidos para poder vencer os nossos adversários”, acrescentou.

Allan dos Santos também destacou que os inimigos do conservadorismo “são experts em organização lícita ou ilícita, criminosa ou não.”

“Eles são mestres em dominar a imprensa, dominar o narcotráfico, dominar o Judiciário, dominar o Legislativo, dominar os executivos locais. Nós precisamos estar unidos. […] Precisamos aprender com os americanos porque nós temos um fator que estou percebendo que é superior à direita americana: a direita brasileira tem muito mais consciência do que é o inimigo e como ele age do que a direita americana”, concluiu o jornalista.

ASSISTA AOS COMENTÁRIOS DA NOTÍCIA:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: