fbpx

Por decisão de Fux, ação contra Gentilli é encaminhada a Alexandre de Moraes



O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta quinta-feira (04) um processo da Câmara dos Deputados contra o humorista Danilo Gentilli ao ministro Alexandre de Moraes.

Na ação a Procuradoria Parlamentar da Câmara pede que Gentilli seja preso por incitar a violência contra os deputados federais através de uma publicação em seu perfil no Twitter.

O apresentador sugeriu em uma postagem que a população “entrasse” no Congresso e “socasse” os deputados federais que votaram a favor do Projeto de Emenda à Constituição 3/2021, sobre imunidade parlamentar.

Na acusação contra Gentilli a Câmara afirma que o apresentador teria praticado “grave ameaça ao livre exercício dos Poderes, mais precisamente do Poder Legislativo nacional”.

Já no STF, a Coordenadoria de Processamento Judicial alegou que o caso de Danilo está relacionado as acusações contra o deputado federal Daniel Silveira, preso no dia 16 de fevereiro, por determinação de Alexandre de Moraes.

Silveira é acusado por gravar um vídeo com críticas aos ministros do Supremo, que é relatado por Moraes.

Concordando com o parecer da Coordenadoria de Processamento do STF, Fux repassou o caso para o ministro Alexandre de Moraes, a informação foi divulgada pelo portal de notícias, O Globo.

Os responsáveis pela ação na Câmara são o presidente da Procuradoria Parlamentar, deputado Luis Tibé (Avante-MG) e o autor do pedido de prisão, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA).

A ação contra Gentilli deve ser adotada no âmbito do inquérito 4781, dos “atos antidemocráticos”.

O TERÇA LIVRE ESTÁ DE VOLTA NO YOUTUBE, SE INSCREVA:

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: