fbpx

‘Por mais que queira, STF não pode desobedecer PGR e terá que arquivar’, diz Rogério Greco sobre inquérito dos ‘atos antidemocráticos’

Alexandre de Moraes - Foto: Rosinei Coutinho /STF


O jurista Rogério Greco afirmou nessa terça-feira (8) que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), terá que arquivar o inquérito dos supostos “atos antidemocráticos”.

Em entrevista ao programa Boletim da Noite, o ex-procurador de Justiça de Minas Gerais comentou o pedido de arquivamento do processo pelo vice-procurador-geral, Humberto Jacques de Medeiros, e criticou a instauração de um inquérito policial no STF.

“Como se instaura um inquérito policial no Supremo Tribunal Federal com essa finalidade de investigação de atos antidemocráticos? Talvez o inquérito tenha sido o maior ato antidemocrático de que eu já tenha ouvido falar. Isso é um verdadeiro absurdo, uma vergonha para o mundo jurídico”, pontuou.

O jurista também relembrou que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recomendou em 2019 o arquivamento do inquérito.

Contudo, o ministro relator, Alexandre de Moraes, negou o pedido e o inquérito continua em andamento.

Greco avaliou que devido à PGR ser titular da ação, Alexandre de Moraes precisa atender ao pedido.

O jurista também explicou que em um processo normal um promotor de justiça requisita a instauração de um inquérito policial e, durante o processo, o Ministério Público pode requerer o arquivamento por não encontrar provas suficientes ou infração penal.

“O que o juiz faz na situação de hoje? Pode concordar ou não com o arquivamento do inquérito policial. Caso o juiz concorde, ele automaticamente arquiva o inquérito. Se o juiz não concorda, ele remete os autos ao procurador-geral de justiça, que pode tomar uma série de comportamentos. Pode continuar com o pedido de arquivamento, pode nomear outro promotor de justiça para o inquérito etc. Ou seja, quem decide pela propositura da ação penal ou não é o Ministério Público. O Supremo Tribunal Federal, por mais que queira continuar com esse inquérito, não pode desobedecer a esse pedido”, afirmou.

ASSISTA À ÍNTEGRA DO COMENTÁRIO:

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: