fbpx

Presidente da República terá de explicar a juiz por que demitiu Valeixo



O Presidente da República, Jair Bolsonaro, terá de dar explicações por ter demitido alguém que integrava o governo.

Isso porque a Justiça do Distrito Federal estabeleceu prazo de 72 horas para que Bolsonaro explique a nomeação de Alexandre Ramagem para a direção geral da Polícia Federal, agora derrubada por Alexandre de Moraes.

O juiz de Brasília determinou que governo se manifeste no caso antes de ele decidir se concede ou não liminar  para eventualmente DERRUBAR a exoneração de Valeixo e a nomeação de Alexandre Ramagem.

A ação foi apresentada à Justiça do DF pelo deputado Aliel Machado (PSB-PR). Ele argumenta a acusação do ex-ministro Sérgio Moro de que supostamente Bolsonaro tentou interferir na autonomia da Polícia Federal.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Esposa, jornalista, tupãense e católica. 23 anos.

27 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Porque é PRERROGATIVA presidencial exonerar ou nomear cargos DE CONFIANÇA.
    Porque não é atribuição constitucional do stf.
    Porque o cara lá trabalha para facções criminosas pcc no Brasil e pcc partido comunista chines.

  • estamos no fundo do poço….Inversão de valores o Presidente dar explicações por que demitiu um subordinado … vc Juiz é que deve satisfação das suas sentenças ao povo Brasileiro.

  • É cada uma.
    É uma vergonha pessoas que se dizem letradas em Direito Constitucional e Administrativo pedirem para justificar um ato administrativo discricionário.
    Cargos comissionados são de livre nomeação e exoneração, ou seja, não precisam ser justificados.

  • Resposta simples: “Ele pediu!!!”
    E se eu tivesse exonerado: “cargo de LIVRE nomeação e exoneração do presidente da república.”

  • Resposta simples: Foi ele quem pediu.
    Está complicado estas pessoas não leem, não ouvem, não pensam, e as que têm, passam vergonha.

  • Piada pronta!, outro absurdo. Exonerar alguém que pediu pra sair agora “exige explicações”. E o interpelado é ninguém menos que o presidente do Executivo, da Federação! Passou da hora desse STF sofrer um tsunami reformador. Como não deve acontecer por uma intervenção qualquer (nenhuma fumaça no horizonte, por enquanto), mas apenas pela observância do findar do exercício dos magistrados, é nesse ritmo que a nossa balsa vai seguindo. Haja paciência.

  • Bem; se a Constituição dá poder para a Justiça interferir diretamente nas decisões monocráticas do Executivo então o Presidente não tem poder algum de governante, e em sendo assim, que tipo de democracia é esta a do Brasil?
    Bem, já não é totalmente porque o eleitor é obrigado a participar do processo eleitoral, e agora se o Judiciário pode interferir e controlar as decisões do Executivo então ele é um órgão figurativo!
    Se for esta a realidade então não existem três poderes soberanos e autônomos e sim dois que exercem influência direta na gestão do Executivo.
    A final o Poder emana de quem, por quem e para quem?
    O Legislativo trava as pautas do governo Câmara e aprova as que comprometem a Economia!
    O STF impede o Governo de fazer alterações internas nos Ministérios e consequentemente nos órgãos subjacentes!
    Qualquer ação administrativa do Presidente é motivo para algum Juiz exigir explicação quase que com um tom de ameaça a sua decisão!
    Será que isto visa provocar a ingovernabilidade visando gerar o Impeacheament do Presidente?
    Eu no lugar do Presidente tendo o povo ao meu favor e as FFAA sob o meu comando já teria dado um “ultimato” para o Judiciário e Legislativo!
    Do jeito que está indo o Presidente não termina este ano no governo e se ele for impedido os seus eleitores vão se enfurecer! Acho que o Presidente esta errando em não enfrentar os desmandos do Legislativo e Judiciário!

  • Tá de sacanagem?
    Que está acontecendo com esse País?
    Pera lá ilustre Juiz, no seu gabinete não tem ninguém que é da sua confiança e que conhecia antes?

    Viva os Senhores Feudais!

    Me lembrei de uma música dos Titãs… Vossa Excelência… Mostra bem a situação do Brasil atualmente…

    Será que essa música foi uma previsão?

    Brasil – País de Políticos e Autoridades Que Tem Certeza Que São DEUSES

    Olimpo Brasileiro.

  • Eu nao sei como Bolsonaro aguenta tanta perseguicao . Passamos 16 anos de desgoverno dessa merda chamada esquerda e ninguem dizia nada .Impresa calada apoiava e aplaudia tudo , judiciario nao existia , oposicao no congresso era no troca troca . Cada dia estou convencido de que BOLSONARO E O CARA .

  • Eu entendo que depois que Moro assumiu a função de ministro as investigações e prisões parecem que não andam mais. Nada mais justo que trocar, uma vez que a indicação de moro não estava apresentando resultados.

  • Não há dúvida de que os Juízes brasileiros se acham semi-deuses. Agora, este quer que Bolsonaro explique porque demitiu o Valeixo. Sá faltava mais esta. E Bolsonaro ainda diz: “não admitiremos intromissões dos outros Poderes”. Patético o que está se passando no Brasil.

  • Bolsonaro vai ter que explicar porque tomou uma decisão contitucional, baseada no melhor entendimento politico dele, já que ocupa um cargo legitimo e politico! Ele vai desenhar e explicar o desenho…

  • QUEM É ESSA JUIZA PARA PEDIR EXPLICAÇÕES AO PRESIDENTE DA REPUBLICA DO ATO QUE LHE COMPETE. MANDA PARA ELA A LEI QUE FALA DA ATRIBUIÇÃO DO PRESIDENTE. MAIS UMA QUERENDO APARECER. O QUE ELA VAI FAZER, PRENDER O PRESIDENTE, MAS VÁ PESSOALMENTE.

  • O Poder Judiciário tem atribuído a si poderes que estão além da Constituição. Não bastasse a ingerências em Políticas Públicas tem legislado. Agora, entra no mérito dos atos privativos e exclusivos do Presidente da República, como se todos os 11 Ministros que ali se encontram estivessem destituídos das ideologias políticas dos Presidentes que os nomearam. Alexandre de Morais é um Tucano de carteirinha; Fachin fez campanha para Dilma e o PT; Marco Aurélio é primo de Collor; Celso de Melo amigo de Sarney; Tófolli, ex-advogado do PT, da CUT, ex-empregado de José Dirceu, que, inclusive em decisão, sem qualquer impedimento, o soltou, enfim…qual moral tem essa Corte? Estamos vivendo a Ditadura do Judiciário. Até juizinhos de primeiro grau têm pedido explicações ao Presidente. Simplesmente, um absurdo. Se eu fosse o Bolsonaro teria mandado…

  • É INACREDITÁVEL QUE AGORA O NOSSO PRESIDENTE VIROU GENI. TODOS TACAM PEDRAS E TIRAM CASQUINHA. SE ALGUÉM TEM UM TIJOLO E UMA CAPA PRETA VAI PRA CIMA DO NOSSO PRESIDENTE BOLSONARO E CHAMA OS HOLOFOTES PARA MOSTRAR PODER ACIMA DO PRESIDENTE. TEMOS QUE ORAR PELO NOSSO PRESIDENTE. ISSO É INACEITÁVEL. PRECISAMOS VER REAÇÃO E ATITUDE ENÉRGICA DO GOVERNO BOLSONARO E DAS FORÇAS ARMADAS PARA INIBIR QUALQUER TENTATIVA DE APARECER NAS COSTAS DO PRESIDENTE. CHEGA. FFAA ATITUDE CONTRA OS RATOS E IMPRENSA HIPÓCRITA.

  • chega de tanta aberração no judiciário Brasileiro….a maioria dos juízes faz um péssimo trabalho, inclusive soltando membros do PCC. E agora querem interferir em decisões soberana do nosso Presidente….a maior do judiciário comia na mão do PT, e, nada fizeram para moralizar nosso Pais. Nós Brasileiros estamos cansados dessa classe que se acha o supra sumo da inteligencia.

  • O Presidente da República, Jair Bolsonaro, terá de dar explicações por ter demitido alguém que integrava o governo?
    Ora ora, que País é esse, manda esses cara procurarem o que fazer!

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: