fbpx

Procurador-geral do Texas abre investigação contra Google, Facebook, Twitter, Amazon Web Services e Apple



O procurador-geral do Texas, Ken Paxton, emitiu nesta quarta-feira (13) algumas demandas investigativas civis (CIDs- sigla em inglês) contra a Google, Facebook, Twitter, Amazon Web Services e Apple.

Paxton solicitou às empresas informações sobre suas políticas e práticas em relação à moderação de conteúdo e, mais especificamente, informações relacionadas à rede social Parler.

O Parler teve seus sistema de aplicativo de mídia encerrado ou bloqueado recentemente pelo Google, a Amazon e a Apple.

Em um comunicado oficial de imprensa, a assessoria do Procurador afirmou que “por anos, essas empresas Big Techs silenciaram vozes na esfera da mídia social e fecharam empresas e plataformas concorrentes. Só piorou nos últimos meses. E na semana passada, essa ação discriminatória incluiu a etapa sem precedentes de remover e bloquear o presidente Donald Trump das plataformas de mídias.”

“Os direitos e a transparência da Primeira Emenda devem ser mantidos para que uma comunidade online gratuita opere e prospere. No entanto, a aparentemente coordenada descentralização do Presidente dos Estados Unidos e de várias vozes importantes não apenas esfria a liberdade de expressão, mas silencia totalmente aqueles cujo discurso e crenças políticas não se alinham com os líderes das empresas de Big Tech”, disse o procurador-geral Paxton.

“Todos os americanos deveriam se preocupar com esse silenciamento em larga escala e os efeitos que isso terá no futuro da liberdade de expressão”.

“O público merece a verdade sobre como essas empresas moderam e possivelmente eliminam os discursos dos quais discordam”, completou.

Ken Paxton é o 51º Procurador-Geral do Texas. Ele foi eleito em 4 de novembro de 2014, tomou posse em 5 de janeiro de 2015 e foi reeleito para um segundo mandato em 2018.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...