fbpx

Procuradoria abre investigação contra CBF e estados por Copa América

Foto: Agência Brasil


O Ministério Público Federal investigará a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), estados e patrocinadores da Copa América.

O pedido partiu da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e foi aceito pelo subprocurador-geral da República Carlos Alberto Vilhena. 

A PFDC alega que as entidades não garantiram a segurança contra a transmissão do coronavírus para a realização das partidas. Por isso, é necessária uma ação coordenada entre as procuradorias dos Direitos do Cidadão do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

No Rio de Janeiro, a procuradoria deverá apurar “atos comissivos ou omissivos” praticados pela CBF, Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), pelas empresas patrocinadoras do evento, pelo estado do Rio de Janeiro e pelo município do Rio de Janeiro.

À procuradoria de São Paulo caberá investigar, pelo mesmo motivo, as emissoras SBT, Disney (canais ESPN e Fox Sports) e as empresas patrocinadoras das transmissões.

Fica a cargo da procuradoria do Distrito Federal a apuração em relação à União e ao Distrito Federal. Já as procuradorias de Goiás e Mato Grosso devem investigar seus respectivos estados e cidades capitais. 

O assunto foi discutido durante o Boletim da Manhã desta terça-feira (8).

“Sinceramente, até agora não entendi. Gostaria que o Ministério Público viesse explicar por que a Copa América não pode, mas o Brasileirão pode e outros jogos também”, questionou o analista político Italo Lorenzon.

“Não estou acompanhando esses campeonatos, mas sei que estão acontecendo. Será que é a Globo? O fato dela ter perdido a Copa América? E não vai ter torcedor nos estádios. Está aí a resposta, Ministério Público, é pública e notória a resposta para a sua pergunta, não haverá torcedores nos estádios”, acrescentou.

ASSISTA À ÍNTEGRA DO COMENTÁRIO:

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: