fbpx

Procuradoria pede afastamento de governador do Pará

helder barbalho


A Procuradoria-Geral de Justiça do Pará pediu nesta terça-feira, 10, o afastamento do governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), que é alvo de ação civil por improbidade administrativa.

Os promotores pediram o bloqueio de bens de Barbalho e de outras oito pessoas denunciados na ação. O grupo é acusado de agir em conjunto em operação ilegal para a compra emergencial de 400 ventiladores pulmonares.

Ao pedir o afastamento do governador, a denúncia diz que existe um padrão de “corrupção sistêmica” no governo paraense, com “ingerência direta do réu”, em referência a Helder Barbalho.

Conforme noticiou o Terça Livre, Polícia Federal deflagrou em junho deste ano a Operação Para Bellum para apurar fraudes na compra de respiradores pelo governo do Pará, mediante dispensa de licitação.

A compra dos respiradores custou ao estado do Pará o valor de R$ 50.4 milhões. Desse total, metade do pagamento foi feito à empresa fornecedora dos equipamentos de forma antecipada, sendo que os respiradores, além de sofrerem grande atraso na entrega, eram de modelo diferente ao contratado e inservíveis para o tratamento da Covid-19. Os respiradores acabaram sendo devolvidos.

Em nota, Helder Barbalho alega que “não houve prejuízo financeiro ao Estado” no episódio da compra dos respiradores, e que “o Procurador-Geral de Justiça extrapola suas funções e tenta criar um factoide político-eleitoral ao fazer um novo ataque que nada tem a ver com Justiça”, informou o G1.

Leia também: PF tinha indícios de sobra para ter deflagrado operação contra Helder Barbalho, diz site

O assunto foi comentado no Boletim da Manhã desta quarta-feira (11):

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: