fbpx

Projeto Veritas obtém grande vitória na Justiça contra o jornal New York Times em ação por difamação



O Projeto Veritas obteve na última quinta-feira (18) uma grande vitória na Suprema Corte de Nova York contra o jornal The New York Times. O processo envolve uma suposta difamação do grupo contra o jornal.

Em uma decisão de 16 páginas, o juiz da Suprema Corte de Nova York, Charles Wood, decidiu contra a moção do jornal. O juiz concluiu que o Projeto Veritas havia mostrado evidências suficientes de que o New York Times pode ter sido motivado por “malícia real” e agiu com “desrespeito imprudente” em vários artigos escritos por Maggie Astor e Tiffany Hsu.

Astor e Hsu foram acusados ​​de caluniar o Projeto Veritas ao declarar suas opiniões como fatos, acusando Veritas de divulgar práticas ilegais de votação da campanha para a congressista Ilhan Omar (D-Minn.).

Um artigo de Astor, em 29 de setembro, foi intitulado “O Vídeo do Projeto Veritas foi uma ‘Campanha de Desinformação Coordenada’, dizem os pesquisadores”, e relatou como pesquisadores acadêmicos descobriram supostamente que o vídeo era parte de uma “campanha de desinformação combinada”. O artigo descreve o trabalho do Projeto como “enganoso”. Outros artigos seguem uma narrativa semelhante.

O New York Times também tentou fazer uma alegação de que o Projeto Veritas era “à prova de calúnia”, porém, no final, o tribunal conclui que há evidências suficientes de “malícia real” pelo The New York Times.

“O tribunal considera que as provas documentais e os fatos alegados pela Veritas são suficientes para atender ao seu ônus. Os fatos apresentados pela Veritas podem indicar mais do que o preconceito padrão da mídia e apoiar uma inferência plausível de malícia real”, diz a decisão do Tribunal.

“Aqui, há uma base substancial de direito e de fato que os Réus agiram com real malícia, ou seja, com conhecimento de que as declarações nos Artigos eram falsas ou feitas com negligência irresponsável”, acrescentou o juiz da Suprema Corte de Nova York.

Embora tenha recebido pouca cobertura da grande mídia, o grupo conservador Projeto Veritas obteve uma grande vitória contra o New York Times, em um caso de difamação de grande alcance.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: