fbpx

Protocolo de Intenção de Compra da vacina chinesa pode ser cancelado



Fontes ligadas ao governo, confirmaram ao portal Terça Livre, que o presidente Jair Bolsonaro vai cancelar o protocolo firmado nesta terça-feira (20), pelo Ministro da Saúde, General Eduardo Pazuello, com os governadores para a intenção de compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa.

O protocolo de intenção de compra foi divulgado oficialmente no site do Governo Federal e gerou forte reação e críticas por parte da base de apoiadores do presidente.

O Terça Livre entrou em contato com vários deputados da base na tarde de ontem, entretanto ninguém soube responder sobre a decisão do Ministro da Saúde.

No Boletim da Noite de terça-feira(21), o jornalista Italo Lorezon disse que o acordo foi realizado a toque de caixa.

“É muita coisa, são 46 milhões de doses, algo em torno de 2 bilhões de reais gastos com a vacina feita na China, senhoras e senhores. Foi nisso que o governo federal gastou o seu dinheiro. O responsável direto não foi o Bolsonaro, mas sim o Pazuello e espero que o presidente cobre explicações do ministro” Disse.

Já é a terceira vacina que o governo federal está se comprometendo. A Anvisa já anunciou que irá  facilitar a produção de vacinas, ou seja, muito provavelmente ela será aprovada, a não ser que aconteça algum efeito colateral.

“O gráfico que a gente tem mostrado aqui aponta que a queda de infectados com o coronavírus está acontecendo. Daí você tem um gasto milionário para uma situação que não justifica o gasto, o número de óbitos também está caindo, além da flexibilização do lockdown, as pessoas estão saindo mais e voltando suas vidas ao normal. Então justifica esse gasto? É realmente uma questão de saúde pública?” Questionou Max Cardoso durante o Boletim.

 

 

 

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...