fbpx

PT esquece ‘golpe’ e se junta ao MDB para presidência da Câmara



Os presidentes e líderes dos partidos de oposição PCdoB, PDT, PSB, PT e Rede confirmaram nesta segunda-feira (4) a decisão de apoiarem a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) à Presidência da Câmara dos Deputados para o biênio 2021/2022.

O acordo foi realizado através de uma reunião realizada via internet.

Em entrevista a CNN, a deputada Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), defendeu a posição do partido ao apoiar a candidatura do deputado Baleia Rossi.

“Fizemos uma aliança pontual em cima de questões que consideramos essenciais para o povo brasileiro”, argumentou.

Para Hoffmann o partido tem como prioridade impedir que a candidatura apoiada por Bolsonaro avance na Câmara, o que valeu inclusive o apoio do PT ao partido “golpista” que, segundo eles, tramou para Dilma Rousseff que foi deposta por impeachment em 2016.

“Nós precisamos de um Congresso que tenha mais independência, que possa barrar pautas que são retrógradas. Seja do ponto de vista dos direitos humanos, seja do ponto de vista do estado democrático de direito, do meio ambiente, das questões indígenas”, defendeu a petista.

Ao responder sobre a junção com o bloco que apoiou o impeachment de Dilma, a deputada disse que os membros da ala perceberam a má escolha e assumindo a contradição do PT afirmou que ela se faz necessária diante do contexto.

“Nós avaliamos que temos de utilizar essas contradições para que possamos frear o que vem de pior por aí”.

Entre os acordos firmados pelos partidos da oposição, firmados em uma carta, está a defesa do impeachment do Presidente Bolsonaro, caso Baleia Rossi seja eleito o presidente da Câmara.

Para o líder da legenda na Câmara, deputado Enio Verri (PT-PR), Baleia Rossi unifica os partidos de oposição e enfatiza os compromissos assumidos pelo deputado do MDB em defesa da democracia, dos trabalhadores e de uma renda emergencial durante o enfrentamento da pandemia.

 

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...