fbpx

Recado a China: Marinha dos EUA manda navio de guerra ao Estreito de Taiwan



Na última quinta-feira (4), a Marinha dos Estados Unidos enviou um navio de guerra ao Estreito de Taiwan, que separa a China de Taiwan. É a primeira operação desse tipo durante o governo Biden.

“A rota do navio pelo Estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos EUA com um Indo-Pacífico livre e aberto. As Forças Armadas dos EUA continuarão a voar, navegar e operar em qualquer lugar que a lei internacional permita”, disse o tenente Joe Keiley, porta-voz da 7ª Frota da Marinha dos EUA, em um comunicado.

A manobra ocorreu no momento em que o regime chinês intensificou sua retórica e pressão militar contra Taiwan nos dias após a posse do presidente Joe Biden.

No primeiro fim de semana da presidência de Biden, a China fez suas incursões militares de maior escala na zona de defesa aérea da ilha – 13 aeronaves militares sobrevoaram as águas do sudoeste de Taiwan em 23 de janeiro, e outras 15 aeronaves militares fizeram incursão semelhante no dia seguinte.

Os Estados Unidos, em resposta, criticaram as atividades militares de Pequim e reafirmaram seu compromisso com Taiwan, que descreveram como “sólido como uma rocha”.

Os Estados Unidos, como a maioria dos países, não têm laços diplomáticos oficiais com Taiwan, mas são o mais importante financiador e fornecedor internacional de armas da ilha.

O regime chinês considera Taiwan como parte de seu território, embora a ilha seja governada como uma entidade distinta por mais de sete décadas.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, em um briefing regular em 4 de fevereiro, disse que o regime monitorava de perto o navio de guerra e continuaria em “alerta máximo”.

Pequim estava “pronta para responder a todas as ameaças e provocações a qualquer momento” e “salvaguardará resolutamente nossa soberania nacional e integridade territorial”, acrescentou Wang.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: