fbpx

Rede Globo endossa fala de Maju sobre ‘choro livre’



A Rede Globo manifestou-se hoje (18) favorável à Maria Júlia Coutinho e disse que as falas da apresentadora foram duras, mas necessárias. Maju gerou revolta após dizer que “o choro é livre” e mentiu ao dizer que medidas autoritárias, como “lockdown”, são unanimidade entre “especialistas”.

De acordo com a emissora, “Maria Julia Coutinho quis dizer ontem que, por mais amargas que sejam, as medidas de isolamento social são necessárias”.

Sobre a dor daqueles que precisam manter seus negócios fechados, a Globo diz que “Maria Julia Coutinho disse ao final da reportagem: ‘Desejo também agilidade do governo e do Congresso para atender os empresários e também as famílias que estão aguardando auxílio emergencial’”.

Ao noticiar as medidas autoritárias que prefeitos e governadores estão impondo no Brasil, Maju disse que “o choro é livre, não dá pra gente reclamar, é isso que tem”.

A frase da jornalista, que não contém nenhuma empatia, repercutiu de maneira negativa nas redes sociais e é um dos assuntos mais comentados do Twitter. Neste momento, milhares de pessoas estão desempregadas e, consequentemente, não têm como levar sustento para casa.

Como já noticiou o Terça Livre, no mesmo vídeo em que banaliza o sofrimento de milhares de pessoas, Maria Júlia Coutinho mente ao dizer que “especialistas são unânimes em dizer que as medidas de [lockdown] são indispensáveis” para conter o vírus chines.

Como é natural do processo de manipulação de informações, a Rede Globo escolhe a dedo os “especialistas” que falam em favor daquilo que a emissora deseja emplacar no público.

É mentira afirmar que especialistas são unânimes sobre o lockdown, quando estudos — feitos por especialistas — mostram exatamente o contrário.

Um estudo publicado no dia 5 de março na revista Nature, por exemplo, apontou que a política do fique em casa é uma “falácia de exceção”, evidenciando que não é possível garantir a eficácia do lockdown no combate à praga chinesa.

Outro robusto estudo cientifico de renomados cientistas da Stanford University e publicado pelo conceituado “European Journal of Clinical Investigation” concluiu a inexistência de benefícios relevantes no combate ao coronavírus com a adoção de medidas de fechamento de comércios.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: