fbpx

Reforma da Previdência pode ser aprovada terça-feira

previdência social


Nesta terça-feira (23/4), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da Câmara dos Deputados, pode votar a reforma da Previdência (PEC 6/19). A fase de discussão do texto já foi encerrada.

Alguns integrantes da CCJ questionam pontos da reforma, como o fim do abono salarial para quem ganha mais de um salário mínimo e o fim da multa de 40% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quem se aposenta e continua no emprego.

A PEC 6/19 pretende reformar o sistema de Previdência Social para os trabalhadores do setor privado e para os servidores públicos de todos os Poderes e de todos os entes federados (União, estados e municípios).

* Com informações de Agência Câmara

Sobre o Colunista

Redação TL

Redação TL

31 Comentários

Clique aqui para comentar

  • A esquerda vai fazer de tudo para tumultuar a votação pois sabe que esse é o grande entrave para o governo no momento, passando isso a coisa começa a andar e isso é tudo o que a esquerda não quer, mas acho que não terão força para isso, espero estar certo nisso, pois já passou da hora de ver o Brasil caminhando para frente.

  • Amém, passando a reforma… ótimo. Agora, citar Olavo não dá mais. Esqueçam esse cara, já fez o papel importante de mobilizar o povo contra a esquerda e ponto. É um inconsequente, um deturpador do verdadeiro pensamento conservador. Não é possível que o conservadorismo brasileiro fique refém de uma pessoa com essa estatura intelectual.

  • Não vão falar sobre o pedido de sigilo dos dados da Previdência?
    Essa é a nova imprensa?
    Espero que a terça Livre reveja isso. Acho injusto divulgar só coisas negativas do Governo Bolsonaro, assim como também é injusto divulgar apenas as coisas positivas. Até deputados do próprio PSL estão criticando a postura do Presidente quanto a isso.
    Parte dos eleitores do Bolsonaro -junto com parte da imprensa- está virando petismo às avessas.

  • Enquanto vocês falam que a “esquerda” vai querer tumultuar, saibam que até Janaina Paschoal (do partido do Presidente) está criticando esse sigilo dos dados. José Serra (tucano, obviamente de direita) está criticando esse sigilo imposto pelo Bolsonaro em relação aos dados da Previdência.
    Esqueçam esse negócio de esquerda/direita e foquem no que é certo/errado.
    Embora essa proposta tenha muitos pontos positivos como enquadramento dos políticos no teto do INSS e gradação dos alíquotas (quem ganha mais paga mais), ela não pode passar com esses pontos negativos propostos.
    – Não é aceitável sigilo dos dados da Previdência. Essa reforma afeta nossas vidas e exige transparência.
    – Não é aceitável a manutenção e aumentos do privilégios dos militares nesse momento econômico.

    Temos que elogiar o Bolsonaro quando acertar (como parte do projeto anticrime) e criticar quando errar.
    Vamos deixar o fanatismo de lado, pelo amor de Deus.

  • Fer, você diz que é para esquecer esse negócio de esquerda e direita, porém você mesma (acredito que seja mulher, se não for, desculpe o equívoco) coloca o tranqueira do José Serra como direita, bem, se você acredita que PSDB é direita certamente você tem que repensar esse conceito, quanto a pontos específicos da reforma da previdência, caso você não saiba, tanto Bolsonaro quanto o próprio Paulo Guedes já disse que existem pontos que podem ser negociados e mudados, o problema é que a esquerda não quer saber de apresentar propostas, só quer tumultuar e impedir a aprovação, o texto final, caso aprovado poderá ter não só essa como outras mudanças, o mais importante é que seja aprovado para destravar o orçamento dos estados e com isso o País começar a andar, no particular dos militares, está previsto um replanejamento de carreira que acaba beneficiando eles com um aumento, porém, o que talvez você não saiba é que a carreira militar vem se desvalorizando a anos por falta de reposições salariais frente a inflação e mais um detalhe, com a reforma o tempo para a aposentadoria militar aumenta em 5 anos, além do aumento da alíquota de contribuição, coloque mais 5 anos de serviço e esse aumento da contribuição e veja se isso não compensa o tal aumento, quanto a essa comparação entre a atual direita e o petismo, desculpe dizer, mas não faz sentido, eu e imagino que a esmagadora maioria dos que votaram em Bolsonaro o fizemos com esperança de mudanças, caso isso não ocorra não vamos persistir no erro, já votei no PT (em Lula para ser mais exato) e vi que foi um erro, não voto mais, ele provou que eu errei e sou capaz de aprender com meus erros, caso Bolsonaro faça o mesmo também irei mudar, mas até lá ele tem todo meu apoio e não vou me deixar enganar por uma midia mainstream que claramente o ataca a todo instante com todo tipo de mentira e distorção, para combater isso existem as mídias alternativas como essa, caso você não goste dessa em particular, basta ir ao youtube e procurar, existem muitas outras, seria legal você dar uma chance a pessoas que não pensam como você, ouvi-las e tirar suas conclusões de forma isenta, duvido muito que você encontre mais coerência no pessoal da esquerda que no da direita.

  • Com ralação a Reforma que atinge aos militares. Segundo o texto encaminhado não há manutenção e nem aumento de privilégios, agora se querem mais cortes aos militares então só pra começar se deve estipular a jornada de trabalho de 40 horas semanais e o pagamento de hora extra.

  • Pelas regras regimentais, a matéria passará primeiro pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que analisará se o texto fere algum princípio constitucional. Nessa etapa, não é analisado o mérito do texto.

    Em seguida, se a CCJ aprovar a constitucionalidade do texto, será criada uma comissão especial formada por deputados para discutir o mérito da proposta.

    Se for aprovada pelo colegiado, a PEC segue para votação no plenário da Câmara, onde precisará do apoio de ao menos 308 dos 513 votos em dois turnos de votação.

    Isso significa que é falsa a afirmação deste veículo que a reforma da Previdência será votada amanhã !!

  • Concordo com a Fer.
    Votei nulo, mas torço para que o Bolsonaro faça uma bom governo. Porém, acho que uma parcela dos eleitores do Presidente precisa rever seus conceitos.
    Como a Fer disse bem, temos que apoiar o Bolsonaro quando acertar e criticar quando errar, assim como faziamos com o PT. Infelizmente, algumas pessoas estão defendendo o Bolsonaro mesmo quando ele erra e faz isso sem argumentos, apenas xingando e ofendendo.

    O que a Fer disse a Janaia Paschoal também disse. Talvez estamos virando petistas da direita.
    Gente, estamos no mesmo barco. O que o Bolsonaro fizer de errado vamos criticar para arrumar, senão vai ser mais um Governo ruim para nós.
    Eu mesma apoio ele em várias coisas e critico em outras.

    Parabéns, Alexandre, por conversar com a Fer sem ofender.
    Parabéns, Fer, pela lucidez do comentário.

  • Até estranho ver alguém criticando o Bolsonaro aqui e não ser chamado ,ATÉ AGORA, de esquerdista, comunista etc.
    Eu mesmo parei de criticar para não ser ofendido ou chamado de comuna. E eu votei no Bolsonaro no 2º turno, mas não sou puxa-saco. Esse lance de colocar sigilo nos dados da previdência é algo abominável. Não é à toa que muitos do próprio partido estão criticando e com razão.
    E só tem reforma da previdência pra melhorar a economia???
    Estou triste pq estou desempregado e desesperado. Claro que não esperava emprego em pouco tempo, mas esperava mais projetos pra melhorar economia e nada foi colocado em execução.
    Espero que o Bolsonaro coloque as polêmicas de lado e vja com o Guedes o que pd ser feito pra economia além dessa reforma.

  • Ricardo, sinto muito por sua situação, espero francamente que encontre logo um emprego e que as coisas melhorem para você, acho que a grande maioria aqui não vê mal algum em alguém (como a Fer fez) criticar um ou outro ponto da reforma, aliás, seria ótimo que a esquerda fizesse isso, a discussão é sempre produtiva, o que o pessoal da direita não admite é aquela esquerda que só sabe criticar de forma genérica, sem apontar o ponto, isso é nocivo e não construtivo, quanto à geração de empregos, não só isso, mas tudo que envolve a economia está atrelado a votação da reforma, pois só com ela o governo terá suas diretrizes econômicas podendo direcionar recursos para todas as áreas, por isso é tão urgente essa pauta e é por isso que torço para que essa fase de votação desse projeto seja o mais breve possível, que a oposição faça o que a Fer fez, apresente pontos ruins, vamos discutir e mudar o que precisa ser mudado, mas vamos fazer isso de forma honesta e rápida, pois pessoas como você Ricardo não podem esperar.

  • Estou na mesma do Ricardo. Estou sem emprego há tempos e olha que tenho um currículo bom na minha área. O Bolsonaro pegou o pais quebrado etc. Mas o Ricardo tem razão. Já se passaram mais de 100 dias e nosso presidente está apenas com a reforma da previdência. Acho isso horrível para o país. Ninguém me convence que ele não poderia tentar fazer mais.

    Alexandre Machado, espero em Deus que tú esteja certo, irmão. Mas não tira da minha cabeça que é muito pouco um governo esperar somente a reforma da previdência. Quem tá desesperado no desemprego sabe que falo.

    Eu tenho uma amiga petista que mora aqui perto e ela me disse que o Bolsonaro está preparando um perdão de 17 bilhões para ruralistas. Que palhaçada é esta??

    Ai eu perguto pra todos na humildade. É certo isso??? Pessoas como eu, o Ricardo ai passando aperto e vem com essa desgraça (perdoe-me) de perdoar 17 bilhões???
    Não importa se minha amiga é petista ou não, nisso ela tá certa em reclamar e passar pra frente.
    Votei no Bolsonaro mas se ele perdoar os ruralistas vai ser uma palhaçada com a gente. Eu nãa tenho perdão de nada ai vem essa turma rica pra caramba e recebe perdão.

    Sem essa de esquerda ou direita, quero que isso se dane com todo respeito ao pessoal ai que se mostra mais estudado e educado que eu (Alexandre Machado, Amanda Silva G. e a Fer).

    Eu não manjo de politica como o pessoal que citei acima mas não sou burro. Esse lance de perdoar uma divida dessa tá errado, eu que estou desempregado e passado aperto me sinto humilhado porque todos nós sabemos que esses ruralistas são mais ricos que a gente. Nisso o Bolsonaro tá errado demais e vai me decepcionar amargamente se perdoar isso.
    Obrigado a todos.

  • Márcio isso deve ser papo furado dessa sua amiga esquerdopata que torce contra
    Deixe a esquerda de lado, isso é mentira com certeza

  • Mentira aonde cacete??? Vai se informar ler por ai em vez de ficar com esse nick de fanático.

    https://www.valor.com.br/brasil/6034935/bolsonaro-quer-perdoar-divida-rural-rombo-e-de-r-17-bi

    Olha ai a matéria e veja por vc mesmo. Além disso estava falando com Alexandre Machado e com os outros que tem educação. Você quer apoiar o Bolsonaro nessa de perdoar 17 bilhões enquanto muitos estão morrendo de fome???
    Vc não passa de um petista do lado contrário, respeita os outros. E tira essa merda ai de matar comunista, não seja doente.

  • Tenório

    Você defencou pelos dedos, ao dizer que o Olavo é um inconsequente e detupardor do pensamento conservador. Precisamos sim, do Olavo de Carvalho!

  • Sobre o que a Fer disse, quero lembrar que a Dep. Janaina mencionada por muitos já falava do risco do PSL se transformar num PT ao contrário. Basta ver como seus seguidores, não todos, ataca e humilha as pessoas quando essas constrariam o presidente.
    Vejo alguns seguidores que estão até piores que os petistas, pelo menos eu acho.
    Sinto muito como a situação do Ricardo e do Márcio e concordo que se o nosso presidente der esse perdão vai ser um tapa na cara mesmo, menos para quem é mais fanático.

    Alexandre Machado, obrigada pela educação que vc mostrou por quem critica o presidente, pena que as pessoas não são como vc.

    Espero que em nome do nosso Senhor Jesus tudo dê certo, não vamos torcer contra, mas nosso presidente está errando em certas coisas e quando criticado vem uma massa de militantes defender o indefensável.

  • Agora é tarde para lamentações ! O povo se encantou com o discurso fácil e a arminha na mão e taí o resultado !
    O negócio é ir sobrevivendo até o fim do mandato do “mito” !! E sem essa de impeachment, o país não aguentaria mais um trauma !!

  • Equipe de governo incompetentes, alguns ministros envolvidos em escândalos e outros fanáticos com ideias retrógradas ! Os aliaados trocando farpas em busca de holofotes, os filhos se superando em arrogância e criando polêmicas desnecessarias, o vice é visto com desconfianças é lá de longe, da Virgínia, uma figura nefasta e senil,que vivia no obscurantismo, da as ordens com obcenidades e baixo nível !!!

    AGUENTE FIRME BRASIL, VC É MUITO MAIOR QUE TUDO ISSO !!!

  • Vou falar uma coisa a Guga Xucro. O Bolsonaro disse na campanha que se aposentar aos 65 anos era um crime. Agora ele me faz essa reforma para se aposentar aos 65 anos. Eu acreditei nele e não tinha motivo para não acreditar naquele momento, mas ele mentiu.
    Por que merda então ele disse aquilo??? Ele não tinha feito os estudos???
    Bolsonaro nunca foi minha primeira opção, votei nele porque não sabia se Haddad foi bom ou ruim como prefeito e tenho pé atrás com pt.
    palhaçada o cara falar algo na campanha e vim com coisas diferentes. Coisa de muleque o que ele fez
    Bolsonaro eu vou ter que trabalhar mais, mas vc disse que 65 anos era um crime e vc faz a reforma com essa idade, vc mentiu.
    Espero que nosso Presidente tenha sorte, mas ele mentiu e nunca mais vou votar em candidato algum, vai ser só nulo.

  • Tô lendo os comentários de vcs e vi que falaram de perdoar ruralista em 17 bilhões. Porra Bolsonaro, ai é foda meu amigo, eu tenho que trabalhar além do 65 anos ai vc me vem com merda de perdão.
    O que é certo é certo, meu amigo. Deve tem que pagar.
    Já basta o Bolsonaro mentir sobre a idade ai vem com perdão??
    Tem um ai que falou que não tem privilégio dos militares na reforma. Como não tem?? Passou em muitos jornais isso e se eles tivessem mentido seriam processados ou fariam a retratação.

  • Oficialmente o PSDB e seus integrantes são de direita. Se é você acha que é uma direita ruim, torta ou uma esquerda mascarada de direita é outro assunto.

    Mas qual é a relevância nesse momento e nesse assunto discutir se Serra é de direita ou não?
    É muito mais importante a pessoa ver se seu candidato é decente ou honesto do que saber se Serra é de direita de verdade ou não
    Vamos começar a debater e conversar assuntos que agreguem de verdade para o país.
    Lamento por você, João Terra. Eu vi esse vídeo e realmente o Bolsonaro disse que se aposentar aos 65 era algo desumano e depois sua proposta apresentou o que ele condenava.
    São essas coisas que temos que debater e não ficar eternamente falando de ideologia.

  • Silvia, hoje é impossivel conversar sobre politica focando apenas no pais. Sempre tem que vim falar de esquerda ou do PT. O Pt ferrou o pais, Temer idem. Bolsonaro já me ferrou fazendo algo que contrariava o que ele tinha dito (aposentadoria antes do 65)
    Você foi perfeita Silvia, vamos conversar sobre coisas que podem melhorar nosso Brasil. Não quero que o Bolsonaro seja mais um a ferra o pais, mas ta dificil manter a esperança.
    Olha o comentário do Ricardo e veja como estamos passando por sufoco.

  • Hoje não existe diálogo com educação não João. Uns chamam os outros de comunistas e petistas e outros chamam uns de facistas. Respeito todos porém mandaram as duas piores opções pro 2º turno e votei no Bolsonaro porque como muitos nunca mais voto em PT.
    Vamos dar força ao Bolsonaro pois é ele quem está no comando porém pra mim tá ruim em muitas coisas.
    Sinceramente não esperava que fosse bom como muitos falavam mas também não esperava esse inicio ruim assim. Tenha a mesma opinião do Márcio, esperar só a reforma da previdência é muito pouco. A oposição vai reclamar com razão.

  • Vocês não ficaram fazendo sinal de arminha e xingando?
    PT era horrível mas foram avisados que Bolsonaro também era. Ele mesmo disse que não abria mão dos privilégios que recebia, mas era a favor da remoção de muitos dos nossos direitos a pretexto de “trabalho ou direitos”. No caso, os privilégios ele são direitos e nossos direitos são privilégios.
    Além disso, o PT é ruim, mas o Haddad especificamente era melhor que o Bolsonaro (e não gosto do Haddad).
    Ficaram preocupados por ele tentar soltar Lula, mas não viram que o Bolsonaro tinha prometido o perdão aos ruralistas de 17 bilhões. Para nós, esses 17 bilhões farão muito mais falta que o apartamento do ladrão do Lula.
    Bem feito para você, João Terra, deveria ter visto isso antes de votar. Faz sinal de arminha.
    E ai Ricardo, você deveria ter visto que Bolsonaro não tinha um projeto para Economia além das reformas que são de médio e longo prazo. E sim ele poderia estar fazendo mais, mas não tem projeto e isso era sabido.

    Parabéns, no momento em que mais precisamos de alguém bom para arrumar as lambança da Dilma e do Temer, vocês votaram no pior candidato que falou não conhecia de economia.

    Não sou petista (odeio até), mas digo: FALTA DE AVISO NÃO FOI.

  • Você me viu fazendo sinal de arminha rapaz?? Me respeite porque sou trabalhador e pai de familia.
    A Dilma foi ridicula assim como Temer, mas isso não dá direito ao nosso presidente acabar de destruir o Brasil.
    Quem faz sinal de arminha foi essa molecada que fica o dia todo no computador arranjando confusão.
    Essa molecadinha tem o Bolsonaro como idolo, o que é ridiculo ter politico como idolo.
    Sempre achei isso ridiculo, todos nós estamos no mesmo barco.
    Ajude a cobrar em vez de ficar tirando sarro.
    Esse negócio de perdão dos ruralistas eu não sabia porque mal paro em casa, só parei agora praticamente e nem mexo na internet, mas não sou maluco de apoiar o Bolsonaro nas presepadas dele e nem de ficar com sinal de arminha pra cima e pra baixo.
    Torço pra ele ir bem pra gente ir bem, só isso.

  • João, me desculpe, mas você merece se dar mal mesmo. Talvez não por fazer sinal de arminha como os fanáticos bolsonaristas, mas por não se informar.
    Bolsonaro disse que não aceitaria que tirasse nada dos privilégios dele, veja no youtube (auxilios etc)
    https://www.youtube.com/watch?v=h0f8NeJjuFs

    Ao mesmo tempo, ele foi favorável à reforma que nos tirou diversos direitos e disse que teriamos que escolher entre direitos ou empregos. Os empregos não vieram e o pessoal continuou com a arminha.
    Governo anterior estava péssimo, mas vocês tem que aprender a não votar em pessoas de forma superficial.

    Errar é humano, mas Bolsonaro já tinha mostrado desconhecimento na área mais problemática que é economia. Pessoal falou que bastava ter equipe etc e olha agora.
    Bem feito para vocês.

  • Alexandre Machado, obrigada pelo respeito do comentário e me peço desculpa pela demora.
    Sim, eu sei que JB e PG disseram que podem ceder em certos pontos, mas de qualquer forma acho justo criticar nesses pontos que, ao meu ver, estão errados e injustos. Porém, reconheço o que disse, eles fizeram isso, segundo eles, para ter margem de negociação na reforma.
    Alexandre, sobre os militares, mesmo que a carreira venha se desvalorizando, eles possuem um emprego estável nesse momento; por isso, acho que a preocupação deve ser maior para os milhões de desempregados. Junta isso ao fato que os militares são um dos maiores causadores do rombo. Além disso, em uma reforma de previdência não deveria trazer estruturação de carreira, pois foge do tema original. E, se fosse fazer essa estruturação, deveria fazer nas carreiras mais baixas principalmente. Há aumentos de 20 mil para 30 mil (não lembro os quebrados).

    Sobre você votar no PT, eu também já votei e é normal. Democracia é isso. A gente acerta e erra e você foi sábio e humilde por reconhecer algo que foi errado na sua opinião (respeitando quem vota no PT). Eu mesma acho que Bolsonaro não era a melhor opção entre todas, mas está ai e vamos lutar junto com ele.

    Sobre a mídia, sou assinante da Folha de SP e da Gazeta do Povo e permita-me discordar em alguns pontos. A mídia realmente está focando em noticiários negativos (o que eu acho que deveria fazer em todos os Governos), porém ela faz isso pelo fato do Bolsonaro ter tirado as verbas (o que tem meu apoio total e merece parabéns). Ou seja, a Folha/Estadão/O Globo está fazendo o certo pelo motivo errado.

    Sobre mentiras, gostaria que, se possível, você acompanhasse, Alexandre, pelo menos os títulos das reportagens. Não vi a Folha de SP noticiar uma mentira até agora, ela apenas está aumentando a proporção das notícias ruins em detrimento das boas (como eu disse, acho que deveria ser sempre assim).

    Se possível, caso veja meus comentários, mande por favor os nomes das demais midias alternaitvas que verei sim com prazer, ainda mais por recomendação de alguém respeitoso.

    Obrigada, Alexandre Machado pelo respeito.
    Mentes sensatas e educação resultam em cordialidade e respeito.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: