fbpx

Relator aposta em Ciro Nogueira para avanço do voto impresso auditável

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados


 

O deputado federal Filipe Barros (PSL-PR), relator da PEC do voto impresso, apontou a indicação de Ciro Nogueira para a Casa Civil como um importante avanço para a implementação do voto impresso auditável. Para o deputado, a entrada do senador no governo Bolsonaro impulsiona a articulação em torno da proposta.

“Essa reforma ministerial feita pelo presidente Bolsonaro certamente pode nos auxiliar, fortalecendo a base no Congresso Nacional. Então, eu tenho a convicção de que a gente vai conseguir avançar com essa pauta”, disse Filipe Barros.

Na última quarta-feira (28), o presidente Bolsonaro oficializou o nome de Ciro Nogueira para assumir a chefia da Casa Civil. Com a medida, o governo federal fortifica os laços com o Centrão, possibilitando uma maior governabilidade.

Para explicar a importância de Ciro Nogueira, Filipe Barros citou o deputado federal Arthur Lira, atual presidente da Câmara dos Deputados.

“Ele [Lira] disse que o presidente fez a opção pela política. Então, essa reforma ministerial, trazendo o senador Ciro Nogueira para a Casa Civil, também vai nos ajudar bastante nessa composição [pelo voto impresso]”, disse o relator.

Segundo Lira, a decisão de Bolsonaro mostra o “reconhecimento da política e da articulação como único meio de fazer o país avançar”.

O analista político Carlos Dias, durante o Boletim da Manhã de sexta-feira (30), ressaltou a importância da governabilidade para o presidente da República.

“Fomos muito atenciosos na hora de escolher o presidente, mas, de repente não tivemos tanto cuidado quando escolhemos os nossos representantes no campo proporcional e majoritário, como também no Senado. Podemos reformar isso agora em 2022, escolher parlamentares comprometidos de fato com as nossas teses, com nossos princípios, para a modernização e modificação da estruturação desse país e principalmente do Senado”, apontou o analista político

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: