fbpx

Republicanos pedem respostas a Dr. Fauci sobre pesquisa em laboratório de Wuhan

Anthony Fauci


Representantes republicanos dos Estados Unidos estão pressionando o presidente Joe Biden a fornecer informações sobre o que seu governo sabe sobre as origens potenciais da Covid-19.

Os congressistas também pressionam o conselheiro médico da Casa Branca, Dr. Anthony Fauci, sobre seu apoio às pesquisas e sobre o financiamento à National Institutes of Health, que, por sua vez, possui ligação com um laboratório de Wuhan, na China.

Autoridades das administrações do ex-presidente Donald Trump e de Joe Biden já haviam denunciado que o governo chinês trabalhou por mais de um ano para impedir uma investigação independente sobre as origens do vírus.

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, ambas as administrações lançaram dúvidas sobre a forma como a Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou seu estudo, no início de 2021, sobre as origens do vírus.

Embora o relatório da OMS afirme que a contaminação partindo de animais para os humanos era mais provável, os funcionários de Trump apontaram uma fuga acidental do vírus do Wuhan Institute of Virology como uma origem altamente provável para a pandemia.

O deputado Mike Gallagher, um republicano de Wisconsin, escreveu uma carta a Dr. Fauci pedindo respostas sobre o relacionamento do National Institutes of Health com o laboratório de Wuhan.

“Por meio de doações do National Institutes of Health à organização EcoHealth Alliance, com sede em Nova York, o governo dos Estados Unidos ajudou a financiar pesquisas no Wuhan Institute of Virology. Embora esse financiamento tenha sido, sem dúvida, bem-intencionado, os contribuintes merecem um entendimento detalhado de se os recursos federais apoiaram pesquisas perigosas de ‘ganho de função’ e se isso pode ter desempenhado um papel na eclosão da pandemia”, escreveu Gallagher.

“Enquanto o mundo busca se recuperar dessa pandemia, os americanos merecem entender não apenas como essa catástrofe aconteceu, mas que seu governo está aprendendo e internalizando lições para garantir que ela não aconteça novamente”, disse o congressista.

EcoHealth Alliance recebeu pelo menos US$ 3,4 milhões em 2014. Peter Daszak, um membro-chave da equipe de estudo conjunto OMS-China, que também é líder da EcoHealth Alliance, direcionou pelo menos US$ 600 mil em financiamento do National Institutes of Health para o laboratório de Wuhan, para a pesquisa do coronavírus em morcego.

Funcionários da embaixada dos EUA na China chegaram a levantar preocupações em 2018 sobre a falta de biossegurança no laboratório de Wuhan, liderado pela  Shi Zhengli, que havia trabalhado com a EcoHealth Alliance e Daszak.

“O Dr. Anthony Fauci, que é o principal epidemiologista dos EUA, o homem que aconselhou Trump e agora o Joe Biden a respeito do coronavírus, é o principal nome desse instituto [National Institutes of Health]. Então, caso o vírus tenha surgido de fato de um laboratório de Wuhan, e esse laboratório recebeu recursos do National Institute for Health, que tem o Dr. Fauci por trás, olhem o tamanho dessa rede de conflitos de interesses”, apontou o analista político Paulo Figueiredo, durante o Radar da Mídia dessa segunda-feira (10).

“O Sr. Sepúlveda falou bem sobre o Dr. Fauci, usando inclusive um termo gentil ‘declarações contraditórias’, mas o Dr. Fauci já foi pego mentindo, e assumindo que estava mentindo inúmeras vezes”, completou o analista político.

“Por que o Dr. Fauci tem a visão que é a visão preponderante na esquerda hoje em dia? Ela parte do seguinte pressuposto: ‘Eu não posso falar a verdade, porque as pessoas são estúpidas demais para tomar suas próprias decisões, então, se eu falar a verdade, elas tomarão decisões equivocadas, portanto é preciso manipular a opinião pública, omitindo e selecionando os fatos aos quais elas terão acesso, e deturpando os fatos se necessário para que eles façam o certo’. E o que é o certo? É o que a pessoa acredita que é o certo”, concluiu Paulo Figueiredo.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: