fbpx

Responsabilidade para com o Brasil



 

Uma agenda clara, proposta na campanha do então deputado federal Jair Bolsonaro à presidência da República, e votada e aprovada por quase 60 milhões de cidadãos em 2018, é o centro da maior resistência promovida por oligarquias patrimonialistas do país.

Ao iniciar seu mandato de presidente, Jair Bolsonaro enviou ao parlamento brasileiro um conjunto inicial de reformas cujo ponto nevrálgico foi a reforma da previdência. Não é nossa intenção, neste curto espaço noticioso, querer traçar com rigor histórico ou cronológico os fatos, apenas posicionar que as reformas propostas do Estado foram um corte dolorido no Poder Central e na discricionaridade dos agentes da máquina pública.

A reação descabida e desproporcional do ministro, ou melhor, do “biministro” Barroso, em relação a sua contrariedade à PEC 135, que trata do voto impresso, auditável com contagem pública dos votos, matéria em tramitação no Congresso Nacional, de caráter exclusiva de análise e promulgação pelo Parlamento, tem gerado fortes incertezas no campo da política e da economia.

As oscilações do mercado financeiro, apesar de os fundamentos macroeconômicos estarem de certa forma, consistentemente, mostrando evolução positiva para economia, resultam das inseguranças jurídico-políticas proporcionadas por violações da ordem constitucional e da ostensiva obstrução das pautas relevantes para o país desde a presidência da Câmara Federal estar sob a regência de Rodrigo Maia.

Necessário dizer que a reunião do Copom desta semana trabalha com a hipótese do risco político interno afetando as condicionantes da política monetária e punindo como sempre o setor produtivo do país e seus honestos cidadãos.

É hora de sobriedade por parte das autoridades que continuamente, sem a autoridade delegada do mandato popular, insistem em impor suas agendas ao Brasil.

Sobre o Colunista

Carlos Dias

Analista político. Especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Escritor, Jornalista e Filósofo independente. Membro Honorário da Academia Brasileira de Filosofia. Membro do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos - CEBRES.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: