fbpx
Agência Câmara

Riscos de não se realizarem as reformas



 

Algumas anotações sobre as expectativas em relação as reformas a partir do relatório do deputado federal Celso Sabino (PSDB-PA).

A eventual reação positiva do mercado precisa encontrar-se com a realidade do resultado das votações no Congresso Nacional. O tempo é curto para confirmação das expectativas e a perspectiva de desilusão está no horizonte próximo.

Objetivamente, a mudança da taxação do IRPJ trouxe nota positiva, mas é insuficiente no que se refere ao quadro geral da estrutura e do nível de extorsão de recursos produtivos da sociedade pelo regime tributário vigente de engorda.

Mais do que sinalização, os contribuintes e o mercado precisam de ações concretas que validem as intenções das medidas legislativas.
Não se tem como esperar que a melhora do desempenho das empresas em função das expectativas de crescimento da economia para fechar as contas da máquina pública.

É muita incerteza e, embora, não igualmente, todos seremos punidos.

Sobre o Colunista

Carlos Dias

Analista político. Especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Escritor, Jornalista e Filósofo independente. Membro Honorário da Academia Brasileira de Filosofia. Membro do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos - CEBRES.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: