fbpx

Ron DeSantis critica Biden por possíveis restrições de viagens domésticas



O governador da Flórida, Ron DeSantis, se opôs nesta quinta-feira (11) às possíveis medidas de restrições de viagens domésticas que o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem estudado tomar.

“Acho que seria inconstitucional, não seria sensato e justo”, disse DeSantis durante entrevista coletiva em Port Charlotte.

Segundo informações de funcionários da casa branca, Biden estaria planejando decretar restrições de viagens dentro dos EUA, para, segundo ele, “conter” as novas variantes do coronavírus.

“Agora, Joe Biden está considerando tratar a Flórida como Berlim Oriental e fechar nossa fronteira por causa de “preocupações com o coronavírus”, enquanto permite que ilegais cruzem a fronteira”, declarou o governador.

Conforme o Terça Livre noticiou, em seus primeiros dias como presidente, o democrata reverteu a política migratória do ex-presidente, Donald Trump.

Biden pôs fim às restrições de viagens e imigração de países predominantemente muçulmanos e também suspendeu a construção do muro na fronteira do país norte-americano com o México.

O senador republicano pela Flórida, Marco Rubio, enviou uma carta ao presidente, declarando que qualquer restrição de viagens feitas ao estado seria “imprudente e economicamente prejudicial.”

“Instituir a proibição de viagens ou qualquer restrição de movimento entre os estados seria uma medida ultrajante e autoritária que não tem base na lei ou na ciência”, disse.

“Em vez disso, serviria apenas para infligir uma dor econômica severa e devastadora a uma economia já danificada.”

O senador criticou ainda o governo democrata por não pensar nas empresas da Flórida que vive do turismo.

Em seu perfil no Twitter Marco Rubio lembrou ainda quando Donald Trump proibiu viagens vindas da China e Biden o criticou, mas que agora quer impedir a liberdade dos seus próprios cidadãos.

Um dia depois de Trump emitir uma proibição de viagens da China, motivado pela Covid, Joe Biden o acusou de “histeria, xenofobia e propaganda do medo (…), mas agora ele está considerando restrições sobre viagens da Florida.”

O senador Rick Scott, também republicano, reiterou as declarações de Rubio em seu Twitter.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: