fbpx

Rússia e China lançam projeto para construir 4 reatores nucleares



O ditador comunista da Rússia, Vladimir Putin, e o seu semelhante da China, Xi Jinping, firmaram nesta quarta-feira (19) um projeto que visa a construir quatro novos reatores nucleares. O projeto será construído em território chinês utilizando tecnologia russa.

O acordo integra um pacote de cooperação assinado ainda em 2018 pelos dois países e prevê a construção das unidades 7 e 8 da central nuclear de Taiwan, na província de Jiangsu, e das unidades 3 e 4 na central de Xudapu, em Liaoning.

O líder do Partido Comunista da China, Xi Jinping, em discurso transmitido pela emissora de televisão estatal “CGTN”, garantiu que se trata de um projeto “seguro” que representa “o elevado nível de cooperação pragmática alcançado entre os dois países”.

Já o ditador russo, Vladimir Putin, informou que, graças ao plano, “a China poderá desfrutar de energia mais limpa a um preço mais baixo”, e que as relações bilaterais estão “em seu auge histórico”.

Segundo declaração do Ministério das Relações Exteriores chinês, o projeto demonstra “as realizações de Pequim e Moscou na fabricação de equipamento de alta gama e inovação tecnológica”.

A obra das quatro unidades de reatores (modelo VVER-1200, de terceira geração, com refrigeração feita à água) é estimada em US$ 3 bilhões, porém o custo total do projeto pode atingir mais de US$ 15 bilhões, informou o jornal chinês “Global Times”.

“Uma das características distintivas da tecnologia nuclear de terceira geração é que é segura, que não haverá acidentes como Chernobyl e Fukushima”, alegou o especialista Han Xiaoping ao Global Times.

Ao jornal, especialistas chineses também ressaltaram que “a China poderia substituir alguma tecnologia dos EUA por tecnologia russa, diante das crescentes restrições tecnológicas e comerciais de Washington.”

Em abril deste ano, o PCCh atingiu o número de 49 unidades de energia nuclear em funcionamento, o que deixa o país comunista no terceiro lugar do ranking mundial, segundo a Administração Nacional de Energia do país.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: