fbpx

Rússia, Irã e China realizarão exercícios navais conjuntos no Oceano Índico



Após o chefe do Comando Central dos EUA reconhecer que enfrentam “competição crescente” do Oriente Médio, Rússia, Irã e China irão realizar exercícios navais conjuntos no norte do Oceano Índico em meados de fevereiro.

A informação foi divulgada pelo embaixador da Rússia no Irã, Levan Dzhagaryan, em uma entrevista à agência de notícias RIA, na última segunda-feira (8).

Os exercícios navais conjuntos incluirão o ensaio de operações de busca e resgate, e a garantia da segurança do transporte marítimo, disse Levan.

Exercícios semelhantes foram realizados entre os três países no Oceano Índico, no Golfo de Omã, na costa do Irã, em dezembro de 2019, em um movimento que pareceu conter a atividade dos EUA na região.

O Golfo de Omã é uma via navegável que conecta o Mar da Arábia com o Estreito de Ormuz, por onde passa cerca de um quinto do petróleo mundial.

Na época, as tensões estavam aumentando entre o Irã e os Estados Unidos desde que Washington desistiu do acordo nuclear com o Irã em 2018 e impôs sanções a Teerã.

O Irã advertiu repetidamente que bloquearia o estratégico Estreito de Ormuz se não pudesse vender seu petróleo devido às sanções americanas.

Os Estados Unidos na época acusaram o Irã de estar por trás de vários ataques a petroleiros no Estreito de Ormuz, em maio e junho de 2019. Alegações que o Irã negou.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: