fbpx

Salles não cortou orçamento de combate a incêndios, afirmam fontes



Nesta (22), acusações contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, dominaram os noticiários brasileiros. Salles teria cortado o orçamento destinado ao combate de incêndios sem informar o ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a ação.

No entanto, o Terça Livre apurou que Salles não foi o responsável pelo corte orçamentário. Fontes consultadas pelo jornalista Allan dos Santos revelaram que a ordem para interromper o trabalho de brigadistas partiu da Junta de Execução Orçamentaria (JEO), comandada justamente pelo ministro Braga Netto.

Allan dos Santos revelou que o ministro Salles nem sequer foi informado da decisão. Essa também teria sido influenciada pelo general Ramos, ministro-chefe da Secretaria de Governo.

O general trabalha nos bastidores para colocar militares à frente do combate a incêndios. Isso porque Salles só traria “problemas” ao governo por tratar os interlocutores (e a imprensa) de maneira muito “combativa”.

“Durante um bom tempo tem sido feita uma campanha por parte da imprensa para tirar Salles do cargo a todo custo. Ramos foi quem cortou o dinheiro do combate aos incêndios, trazendo um problema para a pasta do Meio Ambiente e tentando dar uma rasteira no ministro”, comentou o jornalista Allan dos Santos durante o Boletim da Manhã.

Ainda de acordo com o jornalista, Salles mantém boa relação com o ministro Paulo Guedes, que entende a necessidade de investir recursos no setor de combate a incêndios.

A fonte ouvida por Allan também salientou os milhões de reais em emendas, que foram autorizadas pela Casa Civil e Secretaria de Governo, destinadas aos partidos de esquerda em troca de negociações políticas.

Somente o deputado federal Orlando Silva, do PCdoB, que concorre à prefeitura de São Paulo, recebeu mais de dois milhões em emendas, de acordo com o Portal da Transparência. Veja o documento.

Valor Liquidado de emendas por Ano emenda

O assunto foi comentado no Boletim da Manhã desta quinta-feira (22):

 

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: