fbpx

Se reeleito, Trump projeta mais quatro indicações à Suprema Corte, todas de juízes conservadores



No dia 21 de agosto, falando à organização Council for National Policy, no estado da Virgínia, o presidente Donald Trump se empolgou ao mencionar um número grande de indicações de juízes nas cortes inferiores, o que tem evitado o avanço do ativismo judicial se tais vacâncias fossem preenchidas por indicações de presidentes democratas. 

Trump também falou com orgulho das duas indicações para a Suprema Corte que já fez nos primeiros quatro anos de sua gestão.

“Quando terminarmos, teremos mais de 300 [juízes federais confirmados], incluindo o tribunal de apelações e, claro, dois juízes da Suprema Corte muito excepcionais”, afirmou o presidente americano.

“Tive duas [escolhas da Suprema Corte]”, continuou. “Alguns presidentes não tiveram nenhuma, porque geralmente você os escolhe jovens e eles duram muito tempo.”

“A nomeação de juízes conservadores tem sido uma parte fundamental do legado de Trump desde que ele assumiu o cargo em janeiro de 2017, principalmente os juízes da Suprema Corte Neil Gorsuch e Brett Kavanaugh”, escreveu o Daily Signal.

Donald Trump ainda alfinetou os democratas (a esquerda americana): “eu posso dizer a vocês, isso [as minhas indicações] está deixando-os loucos.”

Olhando para os próximos quatro anos, se for reeleito, Trump projetou o número de possíveis vacâncias na Suprema Corte: “poderíamos ter dois, três, quatro; talvez até cinco, mas quatro não é um exagero de jeito nenhum. Isso significaria que todo o equilíbrio do tribunal não muda simplesmente. Torna-se dominante.”

Com informações, Estudos Nacionais

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: