fbpx

Secretário de Saúde do Rio pede demissão e diz que tentou: ‘Peço desculpas à população’



“Peço desculpas à população. Mas a única coisa que eu tenho a falar: eu tentei”. Com essa frase o secretário de Saúde de Wilson Witzel, Fernando Ferry, anunciou que estava deixando o cargo.

A equipe que atuava com ele também deve deixar a pasta. Um dos motivos para a demissão seria a pressão que ele vinha sofrendo para continuar pagando contratos com problemas.

Diversos contratos do governo fluminense têm sido alvo de investigações durante a pandemia do vírus chinês. As suspeitas de desvio de dinheiro público vieram a público na primeira quinzena de abril, com a prisão do ex-subsecretário de Saúde Gabriell Neves.

O Terça Livre acompanha o caso desde o início e foi na bancada de uma das edições do programa Boletim da Noite que diversas denúncias sobre Witzel foram reveladas. Relembre.

Vários personagens do possível esquema de corrupção foram presos ou sofreram buscas e apreensão, entre eles, Wilson Witzel e a primeira-dama, Helena Witzel. Até o momento, já foram três operações: Mercadores do Caos, Placebo e Favorito.

Também já foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) a abertura do processo de impeachment contra Witzel. Dos 70, 69 deputados foram favoráveis ao impeachment.

Na última semana, o MPF (Ministério Público Federal) denunciou 17 pessoas “por danos à Saúde do Rio de Janeiro” na operação Favorito, desdobramento da Lava Jato, deflagrada em 14 de maio, que mirava contratos suspeitos. Entre os denunciados estão o empresário Mário Peixoto e o ex-deputado estadual Paulo Melo.

Ferry foi anunciado no cargo em 17 de maio e ficou pouco mais de um mês na secretaria. Quem assume agora é o coronel do Corpo de Bombeiros, Alex da Silva Bousquet, de 43 anos. Ele é médico do Grupamento de Socorro de Emergência e trabalhou no Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj).

“Hoje estou pedindo exoneração do meu cargo de secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Queria dizer que eu tentei. Eu agradeço ao governador por ter me dado esta oportunidade de tentar resolver estes graves problemas que estamos vendo na saúde. Eu só queria dizer mais uma coisa: peço desculpas à população. Mas a única coisa que eu tenho a falar: eu tentei. Obrigado e espero que vocês me desculpem”, disse Ferry em vídeo gravado e enviado ao Bom Dia Rio, jornal local da Rede Globo.

Com informações, Poder360

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...