fbpx

Anonimamente, ministros do STF defendem que o TSE reaja ao voto auditável



Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sinalizaram uma suposta necessidade de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deveria reagir à tese do voto auditável. A declaração foi feita “em caráter reservado” à CNN, na última sexta-feira (7).

Segundo a fala dos dois ministros, o TSE precisa enfrentar os “pontos de desconfiança elencados” pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre as urnas eletrônicas.

Os togados disseram ainda que os “ataques ao sistema eleitoral despertam desconfiança em parte da sociedade”.

O presidente Bolsonaro, durante a live da última quinta-feira (6), lembrou que “se não tiver voto impresso, é sinal de que não terá eleição”. Aparentemente, Bolsonaro estava apontando uma possível fraude eleitoral nas eleições de 2022, caso não seja viável auditar os votos até lá.

“Quanto mais transparente o processo, melhor”, apontou o jornalista Pedro Alaer, durante o Boletim da Manhã desta segunda-feira (10). “Como você terá certeza de que o seu voto foi realmente para quem você gostaria? […] Isso é extremamente urgente! Precisamos disso até outubro, para entrar em vigor já nas eleições de 2022”, completou.

E o jornalista Max Cardoso completou: “Isso é uma questão de segurança. Alguns dizem ‘Ah você não pode provar que teve fraude’, mas você também não pode provar que não teve. O mais grave é isso: é que você não consegue provar que não teve fraude. Sem voto auditável, ou seja, sem a possibilidade de uma auditoria, não há provas de que não teve um erro”.

“Às vezes pode não ser fraude, mas pode ser um erro de algorítimo. Qual programa que não dá erro? Não existe. Não é questão apenas de fraude, não. Não é só a questão de um erro intencional. Até um erro acidental, como demonstrar depois que não teve? Não existe isso”, finalizou Max Cardoso.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: