fbpx

Senado instala Frente Parlamentar para defender desarmamento



O Senado Federal publicou na última quinta-feira (15), no Diário Oficial da União, uma resolução que cria a “Frente Parlamentar pelo Desarmamento”. A medida é assinada pelo presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Proposta pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), a finalidade da Frente, conforme descrito na resolução, será de “promover debates sobre o tema no Congresso Nacional” e “propor soluções para reduzir a circulação de armas no país e difundir a cultura do desarmamento”.

Além de parlamentares de todos os níveis federais, são aceitos no grupo organizações sociais, entidades civis e instituições policiais e militares.

A resolução diz ainda que a Frente vai “promover e difundir, por todos os meios de comunicação social, a cultura do desarmamento e a conscientização dos riscos sociais e institucionais da cultura armamentista”.

O grupo também poderá formular, editar e apresentar projetos que visam ao desarmamento e dar orientações para regular as limitações de compra, porte, uso, registro e transporte de armas de fogo.

Leia também: Bene Barbosa: Decisão de Rosa Weber sobre armas foi totalmente ideológica

O jornalista e fundador do Terça Livre, Italo Lorenzon, comentou a criação da Frente durante o Boletim da Noite da última sexta-feira (16) e comparou os passos dos políticos brasileiros com os estados americanos.

“É engraçado que nos EUA os estados estão começando a ir pelo caminho totalmente oposto. No Texas, por exemplo, a Câmara dos deputados interna deles, parecida com nossa Assembleia Legislativa, já sinalizou que aprovará o chamado porte constitucional. O que é isso? É o reconhecimento de que portar armas já é direito constitucional e, portanto, não é necessária uma licença”, comentou Lorenzon.

“Enquanto isso, o nosso Senado, que é vanguarda em tudo que não presta, está dizendo que ‘haverá uma frente que promoverá e difundirá por todos os meios de comunicação social a cultura do desarmamento e conscientização dos riscos constitucionais e sociais da cultura armamentista’. Quando eles falam isso querem dizer que farão lavagem cerebral, começarão a pegar pequenos casos e colocarão uma lente de aumento”, afirmou.

Assista à íntegra do comentário

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: