fbpx

Senador afirma que Renan Calheiros tentou ‘induzir respostas’ de Queiroga na CPI da Covid

Ministro de Estado da Saúde, Marcelo Queiroga, conversa com o relator da CPIPANDEMIA, senador Renan Calheiros (MDB-AL)


A postura do senador Renan Calheiros (MDB-AL) ao interpelar o ministro da Saúde Marcelo Queiroga na CPI da Covid foi criticada pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO) nesta quinta-feira (6). Segundo o congressista, o relator da Comissão tentou induzir as respostas do ministro durante a sessão.

Por 11 vezes o senador Renan Calheiros interpelou o titular da Saúde a declarar sua posição pessoal sobre o tratamento precoce contra a Covid-19.  O senador Marcos Rogério interveio, dizendo não caber ao relator extrair a opinião do depoente.

“A CPI não foi instalada para buscar opinião. Ela deve buscar evidências e provas concretas que demonstrem se ocorreu, ou não, omissão do governo e desvio de recursos por parte dos Estados”, disse.

Marcos Rogério afirmou ainda que: “Não podemos transformar esta CPI em CPI da cloroquina. Este não é um tribunal da Inquisição. O relator [Calheiros] não se conforma com as respostas que não atendem às suas expectativas. As testemunhas não podem ser induzidas.”

Quem também criticou Renan Calheiros foi o senador Eduardo Girão (Podemos-CE). Para o congressista, o relator está sendo parcial e tratou de maneira diferente o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o atual titular da pasta.

“Eu torço para o senhor ser tão firme assim, tão firme, quando estiver com governadores e prefeitos aqui, aí eu quero ver a mesma postura que o senhor teve”, disse Girão.

O assunto foi tema de comentários no Boletim da Manhã desta sexta-feira (7). “Assistimos, na verdade, a um espetáculo de abuso de poder, o senador não tem esse direito”, disse o analista político Carlos Dias.

“Já explicamos aqui e já falamos em outros programas que essa CPI funciona efetivamente como um Tribunal. E em qualquer lugar, o cidadão, independentemente de ser ministro ou não, tem os seus direitos que não podem ser violados sob qualquer circunstância e qualquer interesse. O senador Renan Calheiros cometeu, como continuamente o faz, abuso de poder”, acrescentou.

Veja a íntegra do comentário

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: