fbpx

Senador democrata quer projeto de lei para ‘competir melhor’ com a China



O líder da maioria no Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer, anunciou nesta terça-feira (23) que instruiu os legisladores a elaborar um “pacote de medidas” para investir em tecnologias de ponta para “superar a concorrência” da China.

Schumer disse que instruiu comitês a trabalharem em um projeto de lei que se baseie na legislação “bipartidária” que ele foi colaborador em 2020.

A lei visava injetar US $100 bilhões em financiamento para pesquisas em áreas essenciais de alta tecnologia, informou o jornal norte-americano The Epoch Times.

“Quero que este projeto de lei aborde os planos de curto e longo prazo da América para proteger a cadeia de suprimentos de semicondutores e nos manter em primeiro lugar em coisas como IA, 5G, computação quântica, pesquisa biomédica, armazenamento [de dados]”, disse o senador em uma coletiva de imprensa.

Ele ainda acrescentou que pretende que a medida seja introduzida na primavera, que se inicia no dia 20 de março.

O anúncio foi feito ao mesmo tempo, em que o novo presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu se envolver em uma competição “extrema” com o regime chinês, impulsionando setores domésticos.

Segundo informações, a administração do democrata supostamente pretende continuar com a abordagem do ex-presidente norte-americano, Donald Trump, com a China, mas querem “trabalhar” com aliados para combater o regime comunista chinês.

Eles apontam que esse seria um ponto de diferença em relação ao governo Trump.

O Epoch Times afirmou que o novo governo está  revisando as políticas de Trump para a China e ainda não detalhou planos concretos de como responder aos desafios colocados por Pequim.

Enquanto isso, os legisladores republicanos aumentaram a pressão sobre Biden para que continue a postura “linha-dura” do ex-presidente em relação ao PCCh.

De acordo com a legislação anterior em que o projeto de lei seria modelado, os US $ 100 bilhões em financiamento seriam canalizados ao longo de 5 anos por meio de uma nova diretoria de tecnologia a ser instalada na National Science Foundation. Segundo essa proposta, um adicional de US $ 10 bilhões seriam reservados para centros de tecnologia.

O novo pacote também teria como objetivo garantir a tecnologia e alianças estratégicas para conter a China e conter as práticas econômicas predatórias do regime chinês, de acordo com Schumer.

The Epoch Times.

Assista os nossos Boletins no Facebook e no Instagram.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: