fbpx

Senador do PT condenado por improbidade na Saúde apresenta ‘PowerPoint’ sobre ‘gabinete paralelo’

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado


O senador e médico Rogério Carvalho (PT/SE) — condenado por atos de improbidade administrativa em 2007 enquanto era gestor da Secretaria de Saúde do Sergipe — exibiu um “PowerPoint” durante a CPI da Covid desta terça-feira (1º), supondo como seria a “organização” do chamado “gabinete paralelo” da Saúde no governo federal.

A teoria de que o governo federal possui um “gabinete paralelo” para enfrentar a pandemia do vírus chinês já foi desmentida por diversos depoentes na CPI da Covid, inclusive por Nise Yamaguchi, ouvida nesta terça.

O político, que em 2019 teve suspensos os direitos políticos pelo prazo de cinco anos e precisou ressarcir prejuízo causado ao erário no valor de R$ 589,9 mil, além de multa no mesmo valor, apresentou um organograma do que seria o “núcleo operacional” do suposto “gabinete paralelo”.

Os slides contêm nomes como Arthur Weintraub, Eduardo Pazuello, Ernesto Araújo, Fábio Wajngarten, Carlos Bolsonaro, Filipe Martins, Mayra Pinheiro, Osmar Terra e a própria Nise Yamaguchi. A apresentação do congressista foi alvo de piadas e comparações ao PowerPoint usado pelo Ministério Público contra Lula a respeito de um esquema de corrupção que envolveria o triplex no Guarujá.

Nise Yamaguchi pediu para responder às acusações do senador de que ela pertenceria ao suposto “gabinete paralelo”: “Meu repúdio a essa situação em que sou colocada dentro de um gabinete de exceção. Estou me sentindo bastante agredida porque eu estou como colaboradora eventual de várias ações de uma relação direta com a situação clínica dos nossos pacientes”, disse. “Para mim, neste momento, é muito importante [dizer] que o governo é um só, o país é um só e nós precisamos estar nos relacionando entre os diversos partidos . Não acho que podemos ser colocados como alguém que atrapalha uma situação quando a gente está trabalhando tecnicamente e cientificamente para a evolução dos conhecimentos”, completou.

Veja os slides apresentados pelo senador:

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: