fbpx

Senador Renan Calheiros se reunirá com Twitter para discutir blindagem de CPI da Covid contra ‘fake news’



Cotado para ser relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) pretende se reunir com representantes do Twitter na semana que vem. Segundo a Folha de São Paulo, o encontro terá o objetivo de impedir que “robôs” e “perfis falsos” espalhem supostas “fake news” sobre a CPI.

De acordo com a reportagem publicada nesta quinta-feira (22) pelo jornal, a assessoria do parlamentar usará um aplicativo capaz de identificar o comportamento de “páginas falsas”. A pedido do congressista, a rede social já apagou 3 mil perfis que criticavam o congressista. Atualmente, Renan Calheiros tem perfil privado no Twitter e teme que os usuários promovam “ataques virtuais contra o colegiado” da CPI.

A assessoria do congressista disse à Folha que será feito um relatório com a quantidade de menções à CPI e quais delas são elogiosas, críticas ou falsas.

A atitude, de acordo com o analista político José Carlos Sepúlveda, é policialesca. “Nós estamos assistindo a um conluio gravíssimo entre o Poder Público, o Poder Legislativo e empresas privadas para fazer uma coisa policialesca, identificar quem elogia, quem critica, quem pseudo dá uma fake news”, comentou durante o Boletim da Manhã desta quinta-feira (22).

“O que é uma fake news? É que o Renan Calheiros tem dezenas de processos no Supremo? É isso que é fake news? Pedir que ele não seja relator da CPI, é fake news? O que é isso? É perseguição de opinião”, acrescentou. Ainda de acordo com Sepúlveda, “estão montando um sistema para tirar a voz e vez daqueles que não se encaixam nos esquemas”.

Como já noticiou o Terça Livre, o senador Humberto Costa, do PT, indicado como membro-titular da Comissão, já declarou que a Comissão investigará “fake news” sobre vacina dando sinais de que a CPI atuará contra a liberdade de expressão, mirando opiniões divergentes e contrárias à narrativa instalada por opositores do Governo Federal e pela extrema-imprensa sobre tratamento precoce, vacina e lockdown.

Assista ao Boletim da Manhã

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: