fbpx

Senadores que acusam o governo federal na CPI da Covid fizeram emendas à MP da Covaxin



 

Os senadores que acusam o governo federal de prevaricação na compra da vacina Covaxin fizeram emendas à Medida Provisória (MP) que permitiu a importação do imunizante ao Brasil. O presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou a informação durante conversa com apoiadores nessa segunda-feira (28).

A narrativa é de que o líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros, seria autor de uma emenda que facilitou a importação do imunizante indiano. Só que a mesma MP recebeu emendas de outros oito parlamentares, entre eles, membros da CPI da Covid, como o presidente do colegiado, senador Omar Aziz, e os senadores Humberto Costa, Leila Barros, Fabiano Contarato e Rogério Carvalho, críticos ferrenhos do governo Bolsonaro na Comissão. 

Já a relatoria da MP ficou a cargo do senador Randolfe Rodrigues, que, além de dar parecer favorável à matéria, também deixou explícita a urgência em aprovar a medida, dando apenas sete dias para a Anvisa aprovar as doses. Além disso, o deputado federal Renildo Calheiros, irmão do relator da CPI, senador Renan Calheiros, é autor de uma emenda que incluía a compra da vacina Russa Sputinik à MP que autorizava a compra da Covaxin. 

Na manhã desta segunda-feira (28), o presidente Bolsonaro reconheceu que “a emenda para a Covaxin veio deles, o Randolfe como relator, do irmão do Renan [Calheiros], e do próprio Omar Aziz. Eles querem o Brasil como era antigamente e viver na impunidade”, disse.

O analista político Carlos Dias, durante o Boletim da Manhã de segunda-feira (28), lamentou que a estrutura criminosa de controle do Estado continua operando de forma efetiva no Brasil. “Vemos os próprios recursos que o Estado tem usado serem direcionados de forma proporcional àqueles que prejudicam de maneira tão grave a população brasileira”, apontou Dias.

Devido aos acontecimentos, a hashtag #RenanSabiadeTudo esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter desde o final de semana.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: