fbpx
gilmar mendes

Suspeição de Moro não anularia Lava Jato, diz Gilmar Mendes: ‘Só no caso Lula’



Em um pronunciamento no último domingo (14) sobre a possível suspeição do ex-juiz Sergio Moro, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), garantiu que não anularia todas as condenações da Operação Lava Jato.

Ainda segundo o ministro da Suprema Corte, a decisão de suspender as condenações só vale para os processos envolvendo o ex-presidente Lula (PT).

“Estamos tomando uma decisão só na esfera penal e só no caso Lula. Não tem repercussão direta sobre os outros casos”, garantiu Mendes, que também não deu certeza se os outros casos da Lava Jato seriam julgados pela Suprema Corte no futuro.

“Vamos ter que examinar, se é que isso virá ao tribunal, outros casos relativos à Lava Jato e às punições que ocorreram. Estamos aqui tratando exclusivamente do caso Lula. Portanto, as investigações e aquilo que foi presidido pelo juiz Moro é afetado, nada mais do que isso”, acrescentou o magistrado.

Criticando algumas medidas de Moro e dos procuradores da Lava Jato, Mendes apontou as ações como “abusivas, dispensáveis e que caracterizariam a parcialidade do magistrado”. 

“Tudo revela que o modelo era impróprio, segundo os ditames da Constituição. Isso envolve mais coisas, a ação da polícia monitorando advogado, isso fica bem evidente. Dando notícias em tempo real do que o advogado está fazendo no gabinete ou escritório do Lula, isso não tem nada a ver com um processo penal democrático”, alegou Gilmar Mendes.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: