fbpx

Tabata Amaral divulga fake news sobre voto impresso auditável

política, Brasil, esquerda, Tabata Amaral, Projeto de Lei,


 

A ex-atleta olímpica e comentarista de política Ana Paula Henkel divulgou em seu Twitter, nessa terça-feira (3), um vídeo que circula nas redes sociais da deputada federal Tabata Amaral (sem partido-SP). No vídeo, a parlamentar aparece divulgando fake news sobre o voto impresso auditável.

Segundo a deputada federal, o voto impresso e auditável possibilitaria a compra de votos, já que o eleitor “levaria o comprovante do voto para casa”. No entanto, a informação divulgada pela deputada é falsa.

A PEC em tramitação na Câmara prevê que o único contato do eleitor com o comprovante seja visual, para que ele confirme o seu voto. Em seguida, a cédula é depositada em uma caixa lacrada, para ser auditada em eventual necessidade.

“Eu ouço falar em voto impresso, a única coisa que me vem na cabeça é compra de votos”, disse a deputada. “A quem interessa que você tenha um comprovante?”, questionou, demonstrando não conhecer o projeto.

Ana Paula Henkel ressaltou a ignorância da parlamentar ao comentar sobre o assunto. “Cara deputada Tabata Amaral, ninguém sai com o comprovante do voto da cabine de votação. O voto impresso cai em uma urna lacrada e o eleitor não tem contato algum com o voto físico. O que você disse aqui não é verdade. Por que tanto pânico com essa PEC?”, afirmou.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: