fbpx

Taiwan denuncia presença da Força Aérea Chinesa em seu território



O Ministério da Defesa de Taiwan denunciou neste sábado (23) que oito aviões de bombardeios e quatro caças chineses entraram no lado sudoeste da zona de identificação de defesa aérea de Taiwan.

A força aérea da ilha também informou que implantou mísseis para “monitorar” presença dos aviões.

A China, que reivindica Taiwan como seu próprio território, realizou voos quase diários sobre as águas entre a parte sul de Taiwan e as ilhas Pratas, controladas por Taiwan, no Mar da China Meridional, nos últimos meses.

No entanto, geralmente são apenas uma ou duas aeronaves de reconhecimento.

Taiwan disse que foram vistos oito bombardeiros H-6K com capacidade nuclear e outros quatro jatos de combate J-16, e que a presença de tantos aviões de combate chineses nesta missão é incomum.

Um mapa fornecido pelo Ministério da Defesa de Taiwan mostrou que a aeronave chinesa, que também incluía uma aeronave antissubmarina Y-8, voou sobre as mesmas águas onde as missões chinesas mais recentes ocorreram perto das Ilhas Pratas, embora ainda bem longe de Taiwan continental.

“Foram realizadas missões de alerta aerotransportado, avisos de rádio emitidos e sistemas de mísseis de defesa aérea implantados para monitorar a atividade”, disse o órgão em um comunicado.

Até o momento não houve nenhuma resposta da China sobre a missão.

Nos últimos meses, o país governado pelo Partido Comunista da China disse que vinha realizando exercícios para “defender a soberania e a segurança do país.”

Pequim manifestou uma crescente preocupação com apoio dos Estados Unidos à Taiwan, especialmente durante o governo do ex-presidente Donald Trump, que deixou o cargo na quarta-feira (20).

No ano passado, durante visitas de altos funcionários dos EUA a Taipei, aviões chineses cruzaram brevemente a linha mediana do Estreito de Taiwan, que normalmente serve como um ‘divisor’ não oficial.

A presença dos bombardeiros e caças chineses neste sábado ocorre poucos dias após a posse do novo presidente dos EUA, Joe Biden.

The Epoch Times.

Sobre o Colunista

Bruna Lima

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: